Últimas notícias

Fique informado

Escritórios de advocacia buscam por softwares jurídicos mais robustos, com segurança na migração de dados

14 de abril de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Processo de migração de uma plataforma para outra é um desafio que pode ser realizado com segurança e eficiência

Com a incorporação da tecnologia no Direito, o software jurídico tornou-se uma ferramenta cada vez mais necessária e até obrigatória no dia a dia dos escritórios de advocacia.

Os primeiros programas surgiram no Brasil há pouco mais de três décadas, inicialmente realizando controle de processos.

Com o passar dos anos, evoluíram e incorporaram novos recursos, incluindo até inteligência artificial em suas plataformas, a ponto de se transformarem em soluções de gestão.

Diante dos avanços tecnológicos e seus impactos no mercado, muitos escritórios sentiram a necessidade de mudar de software, para utilizarem um modelo mais avançado e robusto, com benefícios que proporcionem um trabalho mais qualificado, refletindo em avanços nos negócios.

Entre os recursos estão a entrega de relatórios automatizados e com dados estratégicos, integração entre processual e financeiro, maior controle para que o escritório não perca prazos, entre outros.

Com o desejo de mudança, pode surgir uma insegurança no momento de levar para a nova plataforma todos os dados gerados no sistema anterior, um processo conhecido como migração.

Marcelo Alves Cavalcante, sócio-diretor do escritório Abdalla e Landulfo Advogados (com unidades em São Paulo e Belo Horizonte) passou por isso quando decidiu mudar de software jurídico. 

“Tínhamos uma necessidade de mercado. O primeiro passo foi a migração, que é um desafio para toda e qualquer empresa jurídica”, afirma.

“Tínhamos 200 mil processos para migrar. Se cada um desses processos desse um problema, teríamos 200 mil problemas para resolver. Antes de migrar, realizamos entrevistas e analisamos 16 sistemas. Escolhemos pelo CPJ-3C, da Preâmbulo Tech”, completa.

O advogado relata que o processo de migração foi feito de forma eficiente e segura, em parceria com a desenvolvedora do software, Preâmbulo Tech, que deu o suporte necessário.

“Migramos 200 mil processos. Não houve nenhuma perda de prazo processual e nem de prazo contratual”, relata.

Após a migração, o escritório pôde fazer uso de novos recursos proporcionados com a mudança, em especial a automação aplicada da publicação ao protocolo.

“Eu hoje tenho um sistema que através de inteligência artificial me entrega a classificação da publicação, me diz o que deve ser feito e permite um encadeamento de tarefas a serem realizadas. O sistema trabalha automaticamente com workflow, tomando conta da operação para mim. E qual o principal ganho? Eu tenho assertividade, qualidade e tranqüilidade”, avalia.

Ganhos de produtividade

O escritório Carvalho e Dutra Advogados Associados, de São Paulo, também decidiu mudar de software para o CPJ-3C e relata uma experiência positiva no processo de migração.

“Tivemos o suporte necessário e fomos orientados sobre todos os procedimentos para uma migração completamente eletrônica, sem necessidade de fazer migração manual. A Preâmbulo Tech realizou treinamentos e consultorias sobre a implementação, de acordo com as nossas necessidades, além de ter conhecimento sobre o sistema antigo utilizado no escritório, e esta experiência proporcionou maior agilidade no processo”, comenta Carlos Fagundes, administrador contratado pelo escritório para avaliar e melhorar seus processos internos.

Carlos Fagundes afirma que com a implementação do software se refletiu na otimização do tempo dos profissionais e nos resultados.

“O escritório alcançou mais de 35% de ganho em produtividade no tempo de análise e execução de um processo”, aponta.

O processo de migração, quando feito com o suporte adequado, resulta em um procedimento seguro e eficiente para uma mudança de software bem sucedida.

“É um procedimento que envolve variáveis de um caso para outro, como a quantidade de dados a serem migrados, o tipo de software anterior, entre outras características”, comenta Andreia Andreatta, diretora de Marketing e CS da Preâmbulo Tech.

“Nosso time tem experiência e know how neste processo, para que o escritório de advocacia tenha tranquilidade na mudança de software e possa usufruir de recursos proporcionados pela nova tecnologia, tais como automação de tarefas via workflow, inteligência artificial para classificar publicações e relatórios adequados de acordo com as demandas da operação, só para citar alguns exemplos”, completa.

Sobre A Preâmbulo Tech:

É uma empresa de tecnologia focada no segmento jurídico, com sede em Curitiba, e 34 anos de mercado. Tem como objetivo principal facilitar o dia a dia e criar soluções para o mercado jurídico, desde escritórios de advocacia até departamentos jurídicos de empresas.

Entre seus principais produtos está o “CPJ-3C”, uma solução que usa inteligência artificial, workflow para automatizar e simplificar a controladoria, análise financeira integrada ao processual e dashboards para acompanhar os resultados.

Já o “CPJ-Cobrança” foi desenvolvido para a advocacia de massa ativa, com o intuito de elevar a segurança nos procedimentos, garantindo melhores resultados.

A Preâmbulo possui mais de seis mil clientes e 40 mil usuários. Líder no segmento de softwares,foi eleita por três vezes consecutivas como o software mais utilizado do Brasil por escritórios de advocacia pela Intelijur.

OAB-SP cria cartilha com orientações de boas práticas para segurança digital

Governança fiscal: a tecnologia é a chave do sucesso

Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia em 2023

Aqui no Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação e também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!