Últimas notícias

Fique informado

ESG: Dicas para evitar dados que geram prejuízos a empresas

7 de setembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Um estudo realizado pela IBM revelou que dados inadequados são um dos principais obstáculos para avançar ações dentro do universo ESG

Por Javier do Porto 

Javier do Porto, gerente do centro de desenvolvimento de talentos da Globant Brasil

Um estudo realizado pela IBM Institute for Business Value (IBV), que realiza pesquisas de negócios, revelou que dados inadequados são um dos principais obstáculos para avançar ações dentro do universo ESG (Ambiental, Social e Governança) das organizações.

Embora a frente tenha se mostrado fundamental entre a maioria dos entrevistados (78%), aqui no Brasil o estudo identificou uma lacuna na percepção entre as empresas e os consumidores.

É inegável que a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa têm se tornado cada vez mais centrais nas estratégias empresariais.

E o ESG emergiu como um critério fundamental para avaliar o desempenho das companhias no que diz respeito a esses aspectos críticos. No entanto, à medida que as organizações buscam abraçar esses princípios, a questão dos dados inadequados no contexto ESG ganha destaque.

Isso porque o sucesso de qualquer iniciativa desta frente depende de uma base sólida de dados confiáveis.

Infelizmente, diversas empresas enfrentam o desafio de coletar, analisar e reportar informações relevantes e precisas em todas as áreas do ESG, o que levanta uma série de problemas que afetam não apenas a credibilidade das avaliações ESG, mas também a capacidade das empresas em tomar decisões.

Fica claro que ainda há dúvidas sobre a importância da precisão destes dados para o progresso dos projetos da área, bem como os passos para superar desafios semelhantes, os quais as empresas passam, invariavelmente, devido à evolução da pauta no mercado.

Para guiar sobre boas práticas para este desafio, é possível se orientar com alguns pontos específicos que ajudam as empresas neste sentido. São eles:

– Avaliação precisa: dados inadequados podem levar a avaliações imprecisas, impactando negativamente a percepção das partes interessadas sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

– Tomada de decisão com informações corretas: decisões de negócios orientadas pelo ESG dependem de informações confiáveis, logo os dados inadequados podem levar a estratégias equivocadas.

– Transparência e credibilidade: a falta de transparência na divulgação de informações ESG prejudica a credibilidade das empresas, enquanto os dados incompletos ou enganosos podem desgastar a confiança dos investidores, consumidores e outras partes interessadas.

– Impacto real: a verdadeira mudança sustentável só pode ser alcançada com base em informações sólidas. Logo, dados inadequados podem impedir as empresas de direcionar seus esforços para áreas que têm o maior potencial de impacto positivo.

– Melhoria da coleta de dados: as empresas precisam investir em sistemas de coleta de dados robustos e precisos que abranjam todas as dimensões do ESG e isso pode envolver parcerias com especialistas e uso de tecnologias avançadas, como análise de Big Data e Inteligência Artificial.

– Transparência na divulgação: as organizações devem ser transparentes sobre os métodos de coleta e análise de dados ESG, o que permite às partes interessadas avaliarem a qualidade e a confiabilidade das informações apresentadas.

– Treinamento interno: investir em treinamento e conscientização pode ajudar a melhorar a qualidade dos dados coletados e na compreensão da importância do ESG em todos os níveis da organização.

– Auditorias externas: a realização de auditorias independentes e verificações externas pode garantir que as informações ESG estejam em conformidade com padrões aceitos e sejam devidamente validadas.

Reconhecer a importância de dados adequados no contexto ESG permite que avancemos em direção a um futuro mais sustentável e responsável a partir de tomadas de decisões que criam um impacto positivo duradouro.

Os relatórios ESG recebem cada vez mais atenção tanto pelo lado dos investidores, que estão voltados a esses esforços, quanto dos colaboradores, que buscam garantias nas empresa em que trabalham.

Os dados, quando corretos, não só melhoram a qualidade de reportes e dos modelos de comunicação ESG para que sejam resumidos de forma executiva e de fácil entendimento para os diversos públicos, mas também nos permite alcançar o objetivo de construir um mundo empresarial mais consciente e responsável para todos.

Sobre a Globant

Somos uma empresa nativa digital, parceira de organizações que buscam a reinvenção e o alcance máximo de seu potencial. Somos o lugar onde a inovação, o design e a engenharia se encontram em escala. Passamos de 27.000 funcionários e estamos presentes em 25 países em 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Electronic Arts e Santander, entre outras. No Brasil, somos 1.200 colaboradores.

Especialista explica como a inteligência artificial e a tecnologia podem ser aliados das empresas na adaptação ao ESG

Quais sinergias existem entre a área de segurança e os princípios ESG?

Green Cloud: um importante avanço tecnológico na agenda ESG

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!