Últimas notícias

Fique informado

Especialista em segurança digital mostra como evitar golpes envolvendo o PIX. Ouça

26/10/2020

Spotlight

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

UAE Pass: a solução de identidade digital que atende mais de 5 mil serviços governamentais nos Emirados Árabes Unidos

UAE PASS é a solução de identidade digital e assinatura digital nacional dos Emirados Árabes Unidos. Os serviços estão disponíveis para cidadãos e residentes dos Emirados Árabes Unidos.

25/11/2020

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Menos de um mês após o anúncio do Banco Central sobre o PIX, modalidade de transferência e pagamentos instantâneos e gratuitos pela internet, muitas pessoas já estão sendo alvo de cibercriminosos

A empresa de cibersegurança Kaspersky, por exemplo, identificou 60 domínios falsos que utilizam o PIX como isca para infectar o computador do usuário para praticar golpes.

Marcio D’Avila – Consultor técnico e especialista
em Segurança Digital da Certisign

Segundo Márcio D’Avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da Certisign, medidas simples podem evitar este tipo de golpe. “Busque sempre por informações em fontes confiáveis, como o site da sua instituição financeira. Também é importante não baixar aplicativos que estejam fora da loja oficial do seu dispositivo, como a Play Store ou Apple Store”.

Ter calma também é imprescindível. “Por ser um sistema que viabiliza transações gratuitas ele gera uma certa ansiedade para ser usado, instalado. Para não cair em cilada, caso receba alguma mensagem, mesmo que aparentemente seja de instituições conhecidas, é preciso analisar com calma o remetente e o link para evitar ataques de phishing”.

Phishing é um tipo de golpe virtual no qual as vítimas são atraídas para links ou páginas falsas muito similares às verdadeiras, que capturam os dados pessoais e bancários. Como isca são usados SMS, mensagens instantâneas e e-mails com conteúdo atrativo, prometendo facilidades, prêmios ou promoções imperdíveis.

Atenção aos detalhes

“As páginas falsas costumam ter a URL com erros e/ou são um pouco diferentes da original. É importante também checar se o Certificado SSL, protocolo de segurança baseado em criptografia, foi emitido para a instituição financeira a qual você está acessando. Esta verificação pode ser feita clicando no cadeado do browser na barra de endereço do navegador”.

Já no e-mail sobre o PIX, de acordo com D’Avila, quando se trata de phishing, nota-se também erros no domínio – conteúdo que vem depois do @ – com uma composição totalmente diferente do da instituição, a qual ele representa. Exemplificando: o remetente é Loja da Maria, mas o endereço do e-mail é lojadamaria@hejdudkdiks.com.br.

“A recomendação é nunca clique em links de mensagens que ofertem o cadastro no PIX ou passe informações pessoais e/ou financeiras para atendentes, que dizem ser de uma instituição financeira. Se quiser fazer o cadastro no PIX, tome a iniciativa e entre contato com a sua instituição por meio dos canais oficiais dela para realizá-lo”.

Como é feito o cadastro no PIX

O cadastro exige a criação uma chave por meio da instituição financeira na qual se tem conta. Durante o registro, pode-se optar pelo CPF, CNPJ ou endereço de e-mail para realizar as transações, em substituição aos dados de conta corrente, por exemplo.

O PIX estará disponível para todos os cadastrados a partir do dia 16 de novembro, e as operações, por meio dele, serão realizadas de maneira imediata, em até 10 segundos, em qualquer dia e horário da semana, incluindo sábado, domingo e feriados.

Certisign é eleita como a preferida do setor em premiação do InforChannel. Ouça

Certisign cria área de Inteligência Artificial sob o comando de Marcelo Câmara. Ouça

Sobre a Certisign

A Certisign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa. É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação

Certificado Digital para vender nos marketplaces. Ouça

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin