Especialistas em cyber security da Sec4U explicam invasões mais realizadas pelos hackers durantes a Black Friday
A Black Friday é marcada por descontos irresistíveis e promoções tentadoras, como um “paraíso” para consumidores em busca de economia ao adquirir os produtos e serviços dos sonhos.
Contudo, esse dia de ofertas arrasadoras também se transforma em um terreno fértil para golpistas, que exploram a ansiedade e distração das pessoas, aplicando fraudes e roubos.
Em meio a esse cenário, onde a promessa de descontos coincide com a ameaça de fraudes, surge a necessidade crucial de adotar medidas de proteção pelas empresas nos e-commerces, a final, mais gente comprando, e plataformas frágeis, são um prato cheio para os hackers fazerem a festa.
De acordo com o Portal Padrão, as tentativas de enganação em compras online durante o mês da Black Friday brasileira de 2021 aumentaram mais de 131%, em comparação com o ano de 2020.
Globalmente, pesquisas indicam que tentativas de fraude em eventos como a Black Friday tendem a ser 82% mais frequentes do que no restante do ano.
Em junção com esse cenário, o Relatório Varejo 2023 revela que, no Brasil, as tentativas de fraude de pagamento aumentaram em notáveis 36% durante o período da Black Friday em 2022.
Esses números alarmantes não apenas evidenciam a complexidade dos desafios enfrentados pelo setor, mas também ressaltam a necessidade crítica de aprimorar as práticas de segurança pelas companhias.
Tais ataques não se limitam apenas aos prejuízos financeiros, pois resultaram em aumentos significativos de ataques cibernéticos e vazamentos de dados, com uma ascensão de 22%, além de perdas associadas a transações fraudulentas e estornos, que registraram um aumento de 51%, ou seja, com o avanço tecnológico, crescem também as formas de crimes cibernéticos. A atenção e prevenção contra os golpes comuns durante este período de fim de ano tornam-se essenciais.
Golpes comuns, segundo especialistas da Sec4U.
– Teste do cartão de crédito: Uma prática onde os golpistas, após acessarem informações na dark web, realizam pequenas compras como teste em apps de e-commerce para verificar a validade e limites dos cartões antes de realizar transações maiores.
– Roubo de identidade: A fraude também conhecida como “account takeover” é crescente no comércio eletrônico, especialmente durante períodos de alto tráfego, como a Black Friday. Os hackers obtêm acesso não autorizado às contas dos usuários e fazem compras usando as informações pessoais e financeiras da vítima. Isso não só resulta em perdas financeiras, mas também destrói a confiança do usuário na loja, o que pode resultar em perdas financeiras incalculáveis por comprometimento de imagem da empresa.
– Flash Sales: Com as vendas bombando nos e-commerces, ofertas de produtos cobiçados em quantidades limitadas são vendidas por um curto período. Os hackers utilizam bots para adquirir grandes volumes desses itens, esgotando o estoque em segundos e deixando os compradores legítimos sem chance de conseguir comprar o que tanta almejava.
André Toledo, CEO da Sec4U, destaca: “para não ser vítima de invasões é fundamental garantir a segurança do sistema, preparar um plano de ação com especialistas, entender as vulnerabilidades do negócio online e preencher todas as possíveis falhas que possam facilitar a vida dos golpistas. É um investimento que oferece não só segurança, mas também confiabilidade para os clientes”.
No âmbito mercadológico, empresas podem tomar medidas proativas para alertar e proteger seus clientes. Essas medidas podem ser:
– Informar seus clientes: Educação dos clientes com informações e dicas pode mantê-los alertas em relação aos golpes.
– Criptografia de segurança: A implementação de criptografia protege informações pessoais e de pagamento, elevando a segurança do cliente.
– Atualizações de segurança: As empresas precisam fazer constantes atualizações para tratar as vulnerabilidades dos sistemas e estar à frente dos processos.
– Autenticação multifator (MFA): Para manter a integridade e a autenticidade do acesso e das transações, as compras e o acesso à conta do cliente devem exigir autenticação de pelo menos dois fatores. Criar um processo de login que exija mais de duas etapas, ou seja, outras informações além de uma simples senha, adicionando camadas de segurança.
– Proteção contra de ataque contra DDoS: A implementação de defesas e proteção para ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) pode ajudar a garantir que seu site permaneça disponível mesmo durante altos volumes de tráfego e solicitações.
A Sec4U é uma das referências brasileiras em soluções Cyber Identity. Consciente das preocupações e receios de seus clientes, assumiu o compromisso de capacitar e orientar outras empresas sobre como enfrentar os desafios decorrentes das ameaças cibernéticas.
“Nosso objetivo é assegurar uma experiência online segura e livre de golpes durante esta temporada de compras de fim de ano”, conclui Toledo.
Sobre a Sec4U
A Sec4U é uma empresa especialista em soluções de Cyber Identity. Com DNA inovador, sua missão é transformar a jornada digital de seus clientes, por produtos, serviços e projetos de identidades. Transformam toda a jornada digital em uma experiência segura e ágil.
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