Aumento no volume de compras no período atrai criminosos; saiba o que fazer para se prevenir dos golpes virtuais
Falta pouco mais de dez dias para o Dia das Mães e a expectativa dos lojistas está alta. Segundo a fintech Trigg, a data concentra o maior pico de consumo para o brasileiro no 1º semestre de 2023.
Em 2022, o Dia das Mães resultou no faturamento de R$ 6,4 bilhões para o e-commerce brasileiro. O valor foi 25% superior ao desempenho de 2021, mesmo com a expectativa de queda nas vendas devido à recessão econômica na época.
No entanto, o aumento de golpes virtuais e presenciais em mais de 165% entre julho de 2020 e julho de 2021, segundo dados da Febraban, acende um alerta sobre como a população pode se proteger nesse período.
O Radar Febraban, realizado com o apoio da instituição e do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que três em cada 10 brasileiros já sofreram ou foram vítimas de golpes, assim como tentativas de fraude.
“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica Fellipe Guimarães da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.
Segundo o especialista, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano.
“Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual – que expira após um determinado período – nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, já podem evitar problemas sérios”.
“O lojista, principalmente, o lojista virtual precisa se precaver em datas como essa, são em grandes momentos como Dia das Mães, Black Friday e Natal, que muitos golpistas usam esse alto fluxo de compras na internet para se beneficiar. Fique atento a pagamentos duplicados, clonagem de cartão, promoção fantasmas etc.”, menciona Pedro Castro, CEO da SnowGo.
O Marcos Martins, fundador da Lamar, e-commerce de roupas, também alerta o consumidor. “Antes de comprar verifique se o site é confiável, veja se a URL é segura, se existem canais de atendimento de fácil acesso com a determinada marca, veja se há reclamações em sites como o ReclameAqui. Faça uma boa busca antes de concretizar a compra, ainda dá tempo”, finaliza.
Como se proteger durante as compras de Dia das Mães na internet? Confira algumas dicas:
– Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
– Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro.
– Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico.
– Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
– Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite.
– Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
– Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma.
– Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
– Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento.
Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:
– Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.
– Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.
– Registre as reclamações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui.
– Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da Justiça.
– Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
– Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos.
– Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.
– Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.
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