Um novo estudo da Accenture mostra que empresas com aplicações corporativas altamente interoperáveis ganham maior agilidade, podendo prosperar em meio à incerteza e alcançando um desempenho financeiro mais sólido.
Em 2021, as empresas com alta interoperabilidade — ou 34% do total de empresas pesquisadas — aumentaram a receita seis vezes mais rápido do que seus pares com baixa interoperabilidade. Além disso, elas têm o potencial de saltar outros cinco pontos percentuais no crescimento anual de suas receitas.
O relatório Value Untangled: Accelerating radical growth through interoperability tem como base uma pesquisa realizada pela Accenture com mais de 4.000 executivos C-suite de 19 setores em 23 países. De acordo com o levantamento, nos últimos dois anos, 49% das empresas adotaram novas tecnologias e transformaram seus negócios com rapidez inédita.
Desse total, 40% transformaram várias partes de seus negócios simultaneamente.
Graças à alta interoperabilidade, essas empresas têm a agilidade de que precisam para passar por uma transformação mais concentrada. Ao usar aplicações que interagem facilmente entre si, permitindo o compartilhamento de dados, maior transparência e conexões humanas de qualidade, as organizações podem agir mais rápido na hora de aproveitar novas oportunidades.
“Ainda que o conceito de interoperabilidade não seja alto inédito, a tecnologia capaz de torná-la realidade de forma oportuna e econômica e deixá-la ao alcance da maioria das empresas só ficou disponível agora”, explica Emma McGuigan, diretora sênior e líder da prática de Enterprise & Industry Technologies na Accenture.
“Para que essa transformação possa ocorrer em meses ao invés de anos, tudo precisa estar integrado e ser interoperável. Nosso levantamento mostra que um terço das empresas priorizaram esse nível de agilidade e estão conseguindo passar à frente de seus concorrentes em termos de crescimento de receita, eficiência e resiliência. A interoperabilidade tem papel fundamental na jornada de reinvenção total dessas empresas”.
Empresas de alta interoperabilidade não se beneficiam apenas de um desempenho financeiro melhor. Elas são 12 pontos percentuais melhores na hora de aprimorar suas cadeias de suprimentos e operações; 16 pontos percentuais melhores em reinventar a experiência do cliente; 12 pontos percentuais mais bem-sucedidas em melhorar a produtividade dos funcionários; 4 pontos percentuais mais bem-sucedidas na adoção de práticas comerciais sustentáveis e 11 pontos percentuais mais propensas a sustentar transformações concentradas.
Empresas líderes com alto índice de interoperabilidade têm crescimento lucrativo ao alocar 2 a 4% a mais de seus orçamentos funcionais e de TI em aplicações. Elas ainda conseguem administrar o mesmo número, se não maior, de aplicações diversas em suas pilhas de TI. Atualmente, a maioria das empresas tem mais de 500 aplicações, com 82% afirmando que continuarão a expandir o alcance dessas aplicações, o que aumenta a importância de uma abordagem interoperável. Ao mesmo tempo, 66% afirmam que o número de aplicações e suas complexidades técnicas são uma barreira para alcançar a interoperabilidade. As empresas de sucesso têm a alta interoperabilidade no centro de suas estratégias gerais de negócios e tecnologia.
O estudo recomenda três ações para as empresas que desejam aumentar sua interoperabilidade
Invista na nuvem
– Onipresente, a nuvem é essencial para a interoperabilidade. O primeiro passo das companhias que têm sucesso na melhora da interoperabilidade é transferir as aplicações existentes para a nuvem e investir em novas aplicações baseados em nuvem. Porém, mais importante ainda é usar a nuvem para conectar dados e experiências entre aplicações, criando uma versão da verdade para a empresa. O levantamento constatou que cerca de 72% das empresas com interoperabilidade alta/média adotaram a nuvem pública e já migraram 30% de seus dados e cargas de trabalho. Apenas 60% das empresas que têm uma interoperabilidade baixa ou nula adotaram a nuvem pública, uma diferença de 12%.
Use tecnologia composable
– O uso de soluções comprovadas e repetíveis que possam ser configuradas e reconfiguradas com agilidade, a fim de atender as necessidades dos negócios em constante mudança são chamadas de tecnologia composable. São elas que levam a flexibilidade para o centro das organizações e permitem que elas lidem com os efeitos da disrupção por meio de uma transformação melhor, mais rápida e barata. Para tal, é preciso migrar de uma arquitetura de tecnologia de partes estáticas e autônomas para uma de peças que possam ser encaixadas de acordo com a necessidade de cada negócio. Ao usar soluções pré-construídas e interoperáveis para trocar e ativar componentes de aplicações menores, novas soluções podem ser criadas sem maiores disrupções.
Foque na colaboração com significado
– Aplicações interoperáveis são apenas uma parte da equação. A interoperabilidade possibilita uma colaboração mais significativa, permitindo que funções e pessoas trabalhem juntas de forma contínua e integrada rumo a um objetivo comum. Elas podem usar dados, analytics e IA em tempo real, juntamente com novas formas de trabalho, desvendando o valor da tecnologia, capacitando pessoas e alcançando resultados melhores. Mas a cultura colaborativa precisa vir de cima: 27% dos executivos consideram a falta de colaboração entre as funções de negócios um dos principais desafios causados por uma interoperabilidade baixa ou nula. A liderança pode ampliar a colaboração elaborando casos de uso amplos para novas aplicações interoperáveis e desafiando colaboradores de diferentes funções a resolvê-los em equipe.
Acesse a versão completa do estudo Value Untangled: Accelerating radical growth through interoperability.
O estudo também pode ser acessado pelo Accenture Foresight, novo aplicativo da Accenture que traz um feed personalizado com os últimos relatórios, estudos de caso, blogs, gráficos de dados interativos, podcasts da Accenture e muito mais.
Acesse Link.
Sobre o estudo:
Durante a primeira metade de 2022, a Accenture Research entrevistou 4.053 executivos C-level de 19 setores em 23 países. Foram coletados dados sobre a pegada do ecossistema de tecnologia, cenário de negócios e desempenho financeiro e operacional. Esses dados foram complementados com 25 entrevistas aprofundadas e 40 estudos de caso, bem como pesquisas secundárias, entrevistas e análises de estudos de caso para entender os problemas que as organizações enfrentam em suas jornadas multiecossistêmicas e a evolução do mundo multiecossistêmico.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa global de serviços profissionais com capacidades líderes em digital, nuvem e segurança. Combinando experiência incomparável e habilidades especializadas em mais de 40 setores, oferecemos serviços nas seguintes áreas: Strategy and Consulting, Technology e Operations, além da Accenture Song. Todas são alimentadas pela maior rede mundial de centros de tecnologia avançada e operações inteligentes. Nossos 721 mil funcionários entregam a promessa de tecnologia e conhecimento humano todos os dias, atendendo clientes em mais de 120 países. Abraçamos o poder da mudança para criar valor e sucesso compartilhado com nossos clientes, funcionários, acionistas, parceiros e comunidades.
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