Últimas notícias

Fique informado

Evandro Abreu diretor da Provider IT fala das vantagens do Squad estendido para manter as operações de TI das empresas

20 de abril de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30 de março de 2020

Squad estendido: modelo de serviço da Provider IT, mantém operações de TI das empresas, durante crise do coronavírus

Formato desenvolvido e aplicado desde 2019, está permitindo a continuidade de projetos de TI, sem prejuízo de entregas e prazos

O trabalho de desenvolvimento remoto de projetos de TI, com equipes dedicadas aos clientes, é um modelo de serviços que incorpora profissionais capacitados, processos, ferramentas de colaboração e metodologia.

Esse é o serviço o que a Provider IT – uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país –, chama de squad estendido, um formato que vem sendo aplicado desde 2019 e que hoje está permitindo a continuidade de projetos de TI, sem prejuízo de entregas e prazos, mesmo durante o período de afastamento social.

Um banco, uma seguradora e uma empresa de energia, são três exemplos dos clientes da consultoria, onde projetos de diferentes complexidades, vêm sendo conduzidos neste formato de squad estendido. Mesmo antes da determinação de afastamento social, as equipes dedicadas já trabalhavam à distância nas sedes da Provider IT e agora, em regime de home office.

De acordo com Reginaldo Santos, Diretor Executivo da Provider IT, a companhia possui este modelo de estrutura remota já maduro. “Para manter as operações funcionando, as empresas estão investindo em melhoria de processos internos. Nossos projetos com gestão ágil, já eram realidade e têm sido um diferencial para garantir o ritmo de entregas. Desenvolvemos o squad estendido em um período anterior à essa crise e neste momento, a oferta possui ainda mais confluência com a necessidade dos mercados que atendemos”, explica.

As empresas estão enfrentando novas questões e precisam estar aptas a operar nessa nova realidade, com suas equipes trabalhando, a maior parte delas, à distância. Como o grande desafio do mercado é manter as operações funcionando, o modelo de serviço da Provider IT – devido ao caráter inovador –, pode gerar grande vantagem competitiva. “As empresas precisam continuar, senão, pode ser que não se recuperem. Trabalhamos com determinados segmentos como bancos, financeiro e seguradoras, por exemplo, em que é imprescindível dar continuidade aos serviços prestados”, ressalta Santos.

Squad estendido em tempos de COVID-19

Squad, conceito introduzido na gestão de projetos ágeis, refere-se à construção de um time de recursos com habilidades multifuncionais (Devs, Testers, DBA, Arquitetura, Segurança, Product Owner, Scrum Master), voltado geralmente ao atendimento de uma única vertical de negócio de uma empresa. O termo estendido, refere-se ao fato do trabalho ser executado fora dos limites do escritório do cliente. Em um projeto realizado em um banco cliente da Provider IT, por exemplo, a equipe do projeto está fisicamente locada no escritório da Provider IT em São Paulo – agora, por conta da COVID-19, atuando em home office –, e interage com o Product Owner (PO) e o Scrum Master (SM), funcionários do banco e, que são responsáveis por controlar o escopo do projeto e remover os impedimentos técnicos, respectivamente.

Evandro Abreu

“Esse tipo de oferta cai como uma luva nesse momento, pois, não é necessário manter o time todo reunido no escritório. Como já tínhamos a cultura do trabalho remoto, independentemente de uma situação relacionada a um momento de crise, o local onde a atividade é realizada passa a ser irrelevante e o impacto para o projeto, mínimo. A única diferença, é que ao invés do profissional trabalhar no escritório da Provider IT, atua de sua casa. Parece simples, mas não são todas as empresas que se adaptam a este modelo. Por isso, consideramos este o nosso verdadeiro diferencial: realizar projetos na metodologia ágil e de forma estendida”, esclarece Evandro Abreu, Diretor Executivo da Provider IT.

A Provider IT aposta também no conceito de “PO Proxy”, como grande diferencial em novos projetos. Este profissional atua em par com os PO’s do cliente e internaliza, com autoridade, o conhecimento do negócio para o time de Devs, o que minimiza conflitos de entendimento das necessidades a serem contruídas.

Foco no engajamento e na produtividade

Para passar por este momento de incertezas decorrente da pandemia do Coronavírus, a Provider IT criou comitês para aproximar as equipes e estimular a troca de experiências entre os colaboradores.

“Percebemos que as ideias estão sendo aprimoradas durantes as reuniões virtuais e melhor aproveitadas nos projetos. Não tivemos qualquer impacto na produtividade e nosso intuito é tangibilizar esses pontos para que os clientes saibam que estamos monitorando as equipes e oferecendo todo o suporte para que os projetos sejam otimizados, aponta Abreu”.

O executivo ressalta que antes as empresas estavam focadas na questão da disrupção de tecnologia e, na sequência, de negócio.

“Agora chegamos em um terceiro momento, em que o foco é a disrupção de pessoas. Nossa maior preocupação, hoje está ligada em manter nossos profissionais, já que esse é o caminho para suportar nossa capacidade de prestação de serviço. Manter nosso time engajado e produtivo, é nossa maior prioridade”, diz.

“Nossa empresa reinventou-se e já vinha trazendo modelos de trabalho aderentes às novas necessidades do mercado. As mudanças que realizamos só reforçam a intenção de tornar ainda mais dinâmico o nosso trabalho, com maior governança interna e produtividade. A Provider IT é uma empresa reconhecida pela qualidade dos seus serviços. Continuaremos empenhados em entregar o que o mercado precisa, para tornar real o processo de transformação digital das empresas”, finaliza Evandro.

Sobre a Provider IT

Atuando desde 1996, a Provider IT consolidou-se como uma das mais importantes consultorias de TI para o segmento financeiro e de seguros e vem atuando fortemente também nos segmentos de meios de pagamento, educação e energia. A companhia vem expandindo suas ofertas para atender empresas de diversos segmentos de mercado. Contando com um time altamente qualificado com mais de 300 profissionais, a Provider IT oferece atendimento ágil, soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às demandas digitais. Com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Provider IT atende companhias de médio e grande porte, em todo o Brasil.

Tecnologia de biometria garante mais segurança ao Programa de Auxílio Emergencial

Estudo Global de Tendências em Criptografia da nCipher indica que as Informações pessoais dos clientes são prioridade na proteção de dados

O especialista em defesa cibernética Rafael Narezzi, de Londres, fala sobre o ambiente digital atual

Crypto ID entrevista Nivaldo Cleto sobre Prescrição Médica Digitais e Assembleias a Distância

Instrução normativa regulamenta reuniões e assembleias a distância. Sua empresa está preparada para essa realidade?

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos.

O meio eletrônico permite a continuidade dos negócios e transações e  a tecnologia da informação proporciona recursos que dão aos atos praticados autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade e não repúdio.

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br

+55 11 3881 0019