Apesar da crescente preocupação, líderes empresariais ainda enfrentam desafios na compreensão dos riscos cibernéticos
Um estudo realizado pela FTI Consulting revelou que, embora os executivos brasileiros estejam mais preocupados com a cibersegurança, eles enfrentam dificuldades para compreender os riscos associados. A pesquisa, que entrevistou quase 800 executivos globais, incluindo 56 no Brasil, buscou avaliar a percepção das lideranças empresariais sobre a segurança cibernética.
Os resultados indicaram que a preocupação com a cibersegurança está crescendo entre os altos executivos tanto no Brasil quanto no exterior. No entanto, foi identificada uma lacuna na comunicação com os chefes de segurança da informação (CISOs), o que pode representar uma ameaça aos negócios.
No Brasil, 59% dos executivos veem a segurança da informação e cibersegurança como temas prioritários em 2024, um número 20 pontos percentuais acima da média global de 39%. Contudo, 43% dos líderes brasileiros relatam que os CISOs têm dificuldade em traduzir os riscos cibernéticos em termos financeiros ou materiais, um índice bem superior à média global de 30%. Como consequência, 39% dos executivos brasileiros têm dificuldades em perceber um retorno tangível sobre o investimento em cibersegurança, em comparação com 31% na pesquisa global.
A pesquisa também apontou que quase todos os executivos entrevistados – 98% no Brasil e 94% globalmente – afirmam que as questões de cibersegurança ganharam mais destaque nos últimos 12 meses. Para refletir essa nova realidade, estão alocando mais recursos para a prevenção de ataques cibernéticos. No Brasil, eles projetam um aumento médio de 34% nos orçamentos de cibersegurança nos próximos um a dois anos (contra 23% globalmente), e 53% nos próximos três a cinco anos (contra 36% no levantamento global).
Parte desses recursos deve ser destinada à capacitação dos CISOs, com todos os executivos brasileiros defendendo que eles recebam treinamento para melhorar suas habilidades de comunicação. No mundo, 89% veem essa necessidade e 45% a consideram urgente.
A FTI Consulting é uma empresa global de consultoria empresarial que ajuda organizações a gerenciar mudanças, mitigar riscos e resolver disputas em diversas áreas, incluindo financeira, jurídica, operacional, política, regulatória, reputacional e transacional. Com mais de 7,9 mil colaboradores em 31 países, a empresa gerou US$ 3,49 bilhões em receitas durante o ano fiscal de 2023. Para mais informações, visite o site oficial da FTI Consulting.
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!