Para especialista, investir em tecnologia é essencial para que uma instituição financeira ofereça um serviço de qualidade
Um dos principais critérios para os brasileiros no momento de decidir em que instituição financeira vão abrir uma conta é a experiência digital. Na pesquisa Think Finance, encomendada pelo Google aos institutos.
Quantas e Liga Pesquisa, a maioria dos participantes citou como fundamental que o banco tenha app e site fáceis de usar e que permitam realizar todas as movimentações pela internet. A segurança apareceu em segundo lugar no estudo.
As pessoas querem uma instituição financeira com a qual não tenham de se preocupar com problemas nas transações e que tenha solidez, ou seja, não corra risco de quebrar.
Para Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin que desenvolve soluções ponta a ponta para Instituições Financeiras e de Pagamento, investir em tecnologia é essencial para oferecer um serviço de qualidade.
“Por trás de uma empresa que se destaca no mercado, existem ferramentas que viabilizam a conexão entre sistemas financeiros e o compartilhamento de dados de clientes de forma eficiente e segura”, explica. Além de uma estrutura de back-end adequada, também é importante pensar na usabilidade do app ou site.
Segundo Felipe, é preciso compreender que a experiência do usuário é algo que se dá do início ao fim do seu serviço.
“Uma plataforma visualmente agradável e fácil de usar é a base, mas há muito mais do que isso para desenvolver. É preciso compreender a mentalidade dos clientes. Quais são suas necessidades? Os serviços que mais utilizam? Quais praticidades podemos oferecer que fariam a diferença na usabilidade da aplicação?”, explica.
Uma interface que atenda às preferências e necessidades dos clientes desempenha um papel crucial na determinação da escolha de usar o serviço e na disposição de continuar a utilizá-lo.
“É interessante considerar a experiência do usuário como um elemento que fará uma diferença significativa, sobretudo em duas fases: o primeiro impacto e o relacionamento contínuo”. De acordo com Felipe, quando se trata de um aplicativo, a estética desempenha um papel importante.
“Além disso, está diretamente ligada à organização dos elementos da plataforma, algo fundamental para torná-la mais intuitiva. Dar ênfase ao design como um dos principais pilares da operação da instituição financeira é reconhecer sua importância como uma ferramenta poderosa. É como se o design fizesse os usuários se sentirem bem atendidos em um primeiro contato com o serviço”.
O segundo ponto destacado pelo CEO é o relacionamento a longo prazo. “Falando sobre atendimento, quando consideramos isso no contexto das instituições financeiras, enfrentamos um desafio: quais mecanismos empregamos para estreitar a conexão com os clientes por meio dos canais online? Desde o conteúdo utilizado na interface até os canais de suporte, é crucial comunicar empatia. Transmitir a sensação de que sua marca compreende seus clientes. Comunicar seus valores e preocupações. É dessa maneira que se estabelece uma relação de confiança entre o usuário final e o produto”, esclarece.
Reformulação do app para repensar a experiência do usuário
Recentemente, a CashWay percebeu a necessidade de intensificar o investimento na área de produto, pensando em melhorar a experiência de uso.
“A partir disso, passamos a ter mais contato com as pessoas que utilizam nossos serviços: tanto usuários finais, quanto nossas empresas clientes, a fim de compreender os problemas que precisariam ser resolvidos”, explica Felipe.
O primeiro produto que passou por reformulação foi o aplicativo. Foram feitas pesquisas com usuários e clientes para compreender onde estavam os pontos de melhoria do app e as dificuldades de uso.
“Com essas informações em mãos, reunimos sugestões de melhorias, correções e inclusão de novos recursos”, conta Felipe. Pensar a experiência de usuário de forma estratégica é fundamental quando se trata do segmento de fintechs.
Uma das principais missões das startups é justamente descomplicar a vida financeira dos clientes, por meio de tecnologias ágeis e disruptivas.
“Essa deve ser uma preocupação central para que a fintech ofereça mais do que um serviço eficiente, mas também fortaleça o relacionamento com os clientes”.
Febraban e bancos lançarão Selo de Prevenção a Fraudes das Instituições Financeiras
Alta de cibercrimes exige que instituições financeiras reforcem as estratégias de segurança
APIs de instituições financeiras podem ser porta de entrada para cibercriminosos
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Provocamos reflexão que sustentam decisões.

Conheça nossa coluna sobre o Mercado Financeiro e leia outros artigos.