Esta semana, o Brasil está sediando o maior evento de inovação que vai reunir os melhores especialistas da tecnologia e negócios. O Web Summit reune mais de 20 mil pessoas, no Rio de Janeiro, e aconteceu pela primeira vez fora da Europa.
A iniciativa mostra que o país está na rota das empresas quando o assunto é inovação. Apesar disso, a falta de profissionais para atuarem nesta área ainda é um gargalo para o mercado de trabalho, segundo o CEO da Trilha Carreira Interativa, Bruno Martins.
“O fato de o Brasil estar recebendo o maior evento de tecnologia do país é um indicativo de que o assunto está vem sendo tratado como prioridade para as empresas. Mas o mercado de trabalho mostra que especialistas que saibam transitar bem entre as áreas de tecnologia, inovação e negócio ainda são escassos. Se quisermos avançar nesse tema, tanto as empresas quanto as instituições de ensino precisarão ter e formar pessoal para atender a esta demanda que é urgente”, analisa Martins.
Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), existe uma necessidade média de 159 mil profissionais por ano, mas o país só forma 53 mil deles nesse mesmo período. Para Martins, o mercado de trabalho tem dois problemas no que diz respeito, especificamente, à inovação e tecnologia que são a falta de mão de obra e qualificação adequada do profissional:
“O Brasil tem um cenário bem diferente de países como a Índia e os Estados Unidos onde a formação desses especialistas é constante. Com o avanço da inteligência artificial, já se sabe que, em poucos anos, não há haverá profissional de tecnologia habilitados e capacitados para atender à demanda brasileira que está prevista. Soma-se a isso o fato de que muitos deles acabam sendo atraídos por oportunidades internacionais. Mais do que ter mão de obra suficiente, é necessário ainda que o especialista acompanhe de perto as inovações tecnológicas que estão acontecendo no mundo”, aponta.
Empregabilidade e salários em alta x negócios em risco:
Segundo o CEO da Trilha Carreira Interativa, Bruno Martins, a alta demanda por profissionais de tecnologia e inovação está causando vários impactos no mercado de trabalho. Para ele, de um lado, como a demanda por esses talentos está superando a oferta, a empregabilidade está aumentando e os salários estão cada vez mais atraentes. Do outro, essa escassez já está comprometendo o plano de negócios de muitas empresas e podem acabar atrasando o processo de transformação digital do país como um todo.
“O leque de cargos é amplo. São profissionais que podem atuar desde a área de programação, passando pela análise de dados até a construção de aplicativos e inteligência artificial. A partir do momento em que iniciativas de inovação como comércio digital, meios de pagamento e logística não são operacionalizados, as empresas perdem agilidade, competitividade e fatia de mercado, impactando o plano de negócio”, ressalta.
Mês do trabalhador: conheça os diferenciais da Soluti no cuidado com pessoas
Certificaminas conquista selo Great Place to Work (GPTW)
Safeweb, a marca de Certificado Digital preferida pelos gaúchos
Entrevista com Marcio Nunes, diretor de tecnologia da Valid sobre Tecnologia e Inovação
Pronova Certificadora Digital expande atuação internacional em UK e em Wales – Ouça
Você quer empreender em tecnologia de identificação digital? Saiba um pouco mais sobre isso