A Federação Assespro considera positiva a indicação dos membros do ANPD, que será responsável por regulamentar, construir e fiscalizar a aplicação da LGPD
Os indicados deverão passar por sabatina e aprovação do Senado. Após a sua constituição e operacionalização, a ANPD deverá escolher 23 membros adicionais que vão compor o Conselho de Proteção de Dados Pessoais.
Representante de 2.500 empresas do setor de TI, a entidade defende ainda que a indicação dos representantes da sociedade civil para o Conselho Nacional de Proteção de Dados priorize a competência técnica.

“É importante ter nomes que realmente conheçam o tema e possam ajudar bastante governo e a sociedade no desenvolvimento e na implantação desta lei”, afirma Italo Nogueira, presidente da Assespro Nacional.
Somente com o seu quadro de membros completos, a ANPD poderá formular consultas e editar suas normas e orientações. A LGPD entrou em vigor em setembro, mas as punições e multas previstas só serão aplicadas a partir de agosto de 2021.
Para a Assespro, a LGPD representa um avanço e segue uma tendência mundial como a GPDR, a Lei de Proteção de Dados Europeia. “Acreditamos que tanto as startups como as empresas maduras de TI tendem a ganhar, assim como a sociedade”, afirma Italo.
A autorregulamentação e um comitê gestor como solução à ANPD. Por Marcelo Buz
Governo publica estrutura da ANPD para a implementação da LGPD
- Topaz e Nuevo Banco del Chaco são reconhecidos no Global FinTech Innovation Awards 2025 e celebram modernização do core bancário
- Enquanto o mundo ainda busca desesperadamente por uma ID Reutilizável o Brasil tem essa solução há mais de 25 anos. Por Ney Pinheiro.
- Diebold Nixdorf anuncia José Luiz Romano como novo Chief Financial Officer para América Latina
- Como a regulamentação de IA afeta a assinatura eletrônica no Brasil
- Encerramos 2025 com uma constatação clara: criptografia deixou de ser um tema técnico para se tornar uma decisão estratégica
- Tecnologia contra imprudência revoluciona fiscalização em rodovias
- IA transforma o caos das férias e compromissos de fim de ano em rotina organizada para pais divorciados
- Lista os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano
- ALT+ debate políticas públicas e conectividade significativa para fechar a brecha digital na América Latina: o caso chileno em destaque
- A Equinix foi nomeada líder na avaliação de fornecedores IDC MarketScape
- ID Talk com Luís Eduardo Viegas, Diretor Comercial e Marketing da Soluti
- Mais de US$ 3,4 bilhões em criptoativos foram roubados em 2025, aponta novo estudo da Chainalysis
- Futuro da tecnologia da informação em 2026: seis forças que vão moldar os negócios
- Busca.Legal é Top 10 no ranking da principal plataforma de inovação aberta da América Latina
- TOTVS anuncia assistente de IA para descomplicar a Reforma Tributária no setor Supermercadista






























