Últimas notícias

Fique informado

Ficou mais simples emitir Certificado Digital para PJ. Ouça

17 de agosto de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Prazo para entrega da Escrituração Contábil Digital foi prorrogado. Ouça

A Secretaria da Receita Federal (SRF) prorrogou o prazo para a entrega da chamada Escrituração Contábil Digital (ECD).

2 de julho de 2020

Número de Certificados Digitais emitidos no País já passa de 9 milhões

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões. Os dados são do ITI, autarquia do governo federal que tem como missão manter e executar as políticas da ICP-Brasil.

22 de junho de 2020

Nova norma altera regras do CNPJ e permite que Autoridades Certificadoras verifiquem o quadro societário de uma empresa e possam emitir remotamente um novo e-CNPJ digital

Trata-se de um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, então ficou mais simples emitir Certificado Digital para PJ

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de julho, a Instrução Normativa Nº 1.963. Que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018.

Alterando as regras do CNPJ, para simplificar o processo de emissão de Certificados Digitais (CDs)para Pessoas Jurídicas (PJs).

Em suma, agora é possível que as Autoridades Certificadoras possam verificar se o solicitante de um e-CNPJ faz parte do quadro societário da empresa. Isso que permite a realização de checagem e emissão remotas do e-CNPJ.

O que muda para o consumidor? digital

A partir de agora, para a obtenção de certificados digitais ICP-Brasil de PJ, basta ao empreendedor apresentar o “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, modelo II, constante no Anexo III da referida Instrução Normativa.

Ela traz as informações do CNPJ, inclusive o quadro societário e a qualificação dos sócios. Isso será suficiente para a análise de poder de representação do empreendedor, o que torna os processos de emissão dos Certificados mais rápidos e seguros.

A novidade é gratuita para os empreendedores e visa a facilitar o acesso aos Certificados Digitais de Pessoas Jurídicas com padrão ICP-Brasil.

Proporcionando assim, simplificação, inovação e, principalmente, mais segurança. Pois é verificável em fonte oficial do estado brasileiro, o que contribuirá para a agilidade na abertura de empresas.

De acordo com o Fisco, a nova norma representa um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, uma vez que há redução de custos e ganha-se celeridade por dispensar o deslocamento a estabelecimentos físicos para autenticação, pois não será mais necessário o deslocamento até uma Autoridade Certificadora para obter um e-CNPJ.

Como acessar?

A nova funcionalidade pode ser acessada pelo Portal Nacional da Redesim, criado com o objetivo de diminuir o tempo de abertura de empresas no Brasil. Terão acesso para emissão as pessoas que compõem o quadro de sócios e de administradores da pessoa jurídica, o representante perante o CNPJ e o contador.

O modelo antigo de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, sem o código de autenticidade, continua existindo e pode ser acessado como de praxe pela página da Receita Federal.

Por fim, a Serasa Experian é uma das principais Autoridades Certificadoras do Brasil e oferece todo o suporte para ajudar tanto as pessoas físicas quanto jurídicas com o uso e obtenção da Certificação Digital padrão ICP-Brasil.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Futuro da Certificação Digital no Brasil. Ouça

Tribunais de Justiça realizam atendimento online. Ouça

Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça