A Fortinet realiza neste dia 18 de outubro um evento virtual que vai explorar situações práticas na proteção cibernética de ambientes operacionais
O Fortinet OT Demo Day é inteiramente dedicado aos cenários de proteção de redes e sistemas operativos, explorando ameaças, vulnerabilidades e soluções inovadoras para garantir a segurança de ativos e processos críticos para as organizações.
Esta é a 2ª edição do Fortinet OT Demo Day e, durante o evento, especialistas apresentarão as últimas tendências em termos de ameaças e vulnerabilidades encontradas nos ambientes de produção das organizações focando em três verticais principais: Cidades Inteligentes; Sistemas Hospitalares; e Manufatura.
Desta forma, se demonstrará que o conceito de segurança cibernética se expande para novas verticais e novos casos de uso, comprovando que as soluções e inovações mais recentes da companhia se estendem muito além da tradicional fronteira do ambiente de TI.
“O ‘Fortinet OT Demo Day’ é uma iniciativa fundamental para a comunidade de segurança cibernética e organizações que possuem sistemas automatizados que controlam a operação dos sistemas ciber-físicos. Este evento é uma oportunidade única para que profissionais envolvidos na operação destes ambientes críticos possam ver aplicações práticas de conceitos de segurança que aumentarão a disponibilidade e diminuirão os risos para o negócio. Em um mundo cada vez mais interconectado e digitalizado, a segurança de ambientes OT se tornou uma prioridade para as organizações, e a Fortinet está comprometida em liderar o caminho oferecendo soluções avançadas com funcionalidades dedicadas ao mundo OT”, destaca Roberto Suzuki, diretor de Tecnologia Operacional da Fortinet para América Latina.
O CryptoID traz em primeira mão informações sobre cada uma das palestras:
Cidades Inteligentes: monitoramento e controle de protocolos industriais – em um mundo cada vez mais conectado, cidades inteligentes dependem de sistemas de automação e controle críticos para operação eficiente e segura.
Nesta demonstração, a Fortinet fará uma simulação de um ataque ransomware que ameaçará o funcionamento normal do sistema de iluminação e de controle semafórico de uma cidade inteligente (representado por uma maquete 3D) e ainda por cima demandará um resgate milionário. Como proteger-se contra este tipo de ameaça?
Sistemas Hospitalares: monitoramento e controle de protocolos e detecção de intrusões – em ambientes onde a segurança das vidas das pessoas e a confidencialidade dos dados pessoais são cruciais, as instituições de saúde precisam garantir a operação contínua dos sistemas clínicos e a proteção de informações sensíveis.
Nesta oportunidade, a Fortinet explorará como as mais recentes inovações em segurança cibernética baseadas em Inteligência Artificial trazem mais confiança na proteção da infraestrutura de saúde, fornecendo soluções avançadas que garantem a integridade, disponibilidade e segurança dos sistemas hospitalares.
Manufatura: microssegmentação de redes industriais – em um cenário onde a conectividade e a eficiência são fundamentais, a proteção das redes industriais tornou-se uma prioridade principalmente com a transição rumo ao conceito de indústria 4.0.
Esta apresentação vai explorar cibersegurança em ambientes industriais, ilustrada por uma microssegmentação precisa e robusta para aumentar a disponibilidade dos diferentes sistemas produtivos através de soluções que se integram com os sofisticados sistemas que as empresas estão implementando para aumentar sua competitividade na nascente era da transformação digital.
O evento contará com a participação de especialistas renomados no campo da Tecnologia Operacional, incluindo: Roberto Suzuki, Diretor de Tecnologia Operacional da Fortinet para América Latina; Serafim Ivo De Faria, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em OT para América Latina da Fortinet; Adriano Mazza, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em OT para América Latina da Fortinet e Leonardo Moreira, Engenheiro de OT para América Latina da Fortinet.
Este ano, a Fortinet lançou o relatório global sobre o Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança de 2023. Os resultados representam o estado atual da segurança da tecnologia operacional (OT) e apontam para as oportunidades de melhoria contínua para que as empresas possam se proteger contra um cenário de ameaças de TI/OT cada vez maior.
Além de incluir as últimas tendências e insights que afetam as organizações de OT, o relatório também fornece um roteiro para ajudar as equipes de TI e segurança a proteger melhor os seus ambientes.
“Entre as conclusões do nosso relatório sobre Tecnologia Operacional, é importante ressaltar que, embora as organizações de OT tenham melhorado sua postura em segurança cibernética de maneira geral, ainda há oportunidades de melhorias. As equipes de TI e rede estão sob constante pressão para se adaptar e se tornar mais conscientes sobre a segurança da OT, e as empresas estão mudando para encontrar e empregar soluções que sejam capazes de implementar segurança em todo o ambiente de TI/OT para, assim, conseguir reduzir os riscos”, avalia John Maddison, vice-presidente Executivo de Produto e CMO da Fortinet.
As conclusões deste relatório confirmam a importância que deve ser dedicada pelas organizações do segmento OT para proteger seus ambientes produtivos e confirma a relevância do Fortinet OT Demo Day.
Para obter mais informações e se inscrever no evento, visite o site oficial do Fortinet OT Demo Day.
O que é Cyber OT, ou segurança cibernética para tecnologia operacional?
Como enfrentar os ataques cibernéticos às redes de Tecnologia Operacional (OT)
TECNOLOGIA OPERACIONAL – CYBER OT
CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!