O futuro da Certificação Digital no Brasil não tem um futuro certo, mas podemos afirmar que ele passa pela chamada “Internet das Coisas”
Por Serasa Experian
Com o uso mais intensivo dessa tecnologia em sistemas de produção e industriais e em diversos segmentos da economia, que passarão a utilizar os benefícios da Certificação para ganhar mais segurança e produtividade.
O termo “Internet das Coisas” se refere à conexão dos objetos cotidianos à Internet e faz parte de um conceito mais amplo. Os especialistas chamam de “Revolução 4.0” ou “quarta revolução” industrial, que, por sua vez, envolve, por exemplo, um uso mais intensivo da biotecnologia e da nanotecnologia.
E embora esses sejam temas que soem um pouco abstratos, é possível enxergar, na prática, seus efeitos no mundo da Certificação Digital. Para se ter uma ideia, já no ano passado, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou que só passaria a aprovar bombas medidoras de combustível com Certificação Digital, como forma de evitar fraudes.
Por outro lado, o consumidor pode se “comunicar” com essas bombas por meio de aplicativos de celular. Esse é apenas um exemplo de como a Internet das Coisas já está tendo impactos no mundo da Certificação.
Últimos avanços com o uso da Certificação Digital
Vale lembrar que a Certificação Digital registrou, nos últimos anos, uma série de avanços, com utilizações inéditas — e sequer imaginadas pelo público em geral —, tais como a chamada telemedicina.
Hoje em dia, graças à Certificação, médicos já podem realizar consultas remotas e assinar suas prescrições com total confiabilidade e segurança jurídica. Em seguida, enviar esses documentos às farmácias que podem despachar esses produtos diretamente para o paciente, que não precisa sair de casa.
A Certificação permite, ainda, que tribunais de todo o País funcionem normalmente (e inclusive com ganhos de produtividade) mesmo em uma situação de restrição a circulação de pessoas e de contato social. Uma novidade que seria impensável há alguns anos.
Esses são avanços que beneficiam a sociedade como um todo, trazendo maior segurança, agilidade e facilitando a vida daqueles que têm dificuldades de locomoção.
É impossível prever exatamente como será o futuro da Certificação Digital no Brasil. Essa é uma tecnologia que, a rigor, é adotada há apenas duas décadas no Brasil. Mas a evolução ocorrida nos últimos anos e os inquestionáveis ganhos que tem proporcionado deixam claro que esse é um movimento inexorável e extremamente positivo.
Fonte: Blog da Serasa Experian
Acesso ao e-CAC via Gov.Br. Ouça
O que é e para que serve o e-CPF e o e-CNPJ. Ouça