Menu

Últimas notícias

Fique informado

Futuro da Certificação Digital no Brasil. Ouça

11/08/2020

Spotlight

Crypto ID, ATID e AARB conversam com Deputado João Campos sobre a Lei 14.063/20

Entrevistamos o Deputado João Campos, um dos principais protagonistas da

08/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Presidentes da ATID e AARB são entrevistados sobre a Lei 14.063/2020

A entrevista trata dos três tipos de assinaturas eletrônicas criada pela Lei 14063/2020, também aborda a questão da videoconferência e muito mais. Confira!

01/10/2020

A Lei 14.063/2020 reconhece o valor das assinaturas digitais e faz a distinção entre assinaturas avançadas e qualificadas

A aplicação da Lei 14.063/2020 está direcionada à comunicação com entes públicos, mas é um passo importante para a consolidação da identificação digital no mercado brasileiro para o relacionamento de empresas privadas e suas comunidades.

30/09/2020

Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça

Antes conhecida como CNH Digital, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um documento on-line que substitui a Carteira Nacional de habilitação (CNH), sendo acessada por meio de um aplicativo de celular do Denatran.

15/06/2020

Dois em cada dez sites de e-commerce não estão protegidos para as compras de Dia dos Namorados, revela estudo da Serasa Experian. Ouça

São aproximadamente 176 mil endereços eletrônicos que oferecem riscos à população. Especialistas da Serasa Experian dão dicas para o consumidor fazer compras com mais segurança.

12/06/2020

O futuro da Certificação Digital no Brasil não tem um futuro certo, mas podemos afirmar que ele passa pela chamada “Internet das Coisas”

Por Serasa Experian

Com o uso mais intensivo dessa tecnologia em sistemas de produção e industriais e em diversos segmentos da economia, que passarão a utilizar os benefícios da Certificação para ganhar mais segurança e produtividade.

O termo “Internet das Coisas” se refere à conexão dos objetos cotidianos à Internet e faz parte de um conceito mais amplo. Os especialistas chamam de “Revolução 4.0” ou “quarta revolução” industrial, que, por sua vez, envolve, por exemplo, um uso mais intensivo da biotecnologia e da nanotecnologia.

E embora esses sejam temas que soem um pouco abstratos, é possível enxergar, na prática, seus efeitos no mundo da Certificação Digital. Para se ter uma ideia, já no ano passado, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou que só passaria a aprovar bombas medidoras de combustível com Certificação Digital, como forma de evitar fraudes.

Por outro lado, o consumidor pode se “comunicar” com essas bombas por meio de aplicativos de celular. Esse é apenas um exemplo de como a Internet das Coisas já está tendo impactos no mundo da Certificação.

Últimos avanços com o uso da Certificação Digital

Vale lembrar que a Certificação Digital registrou, nos últimos anos, uma série de avanços, com utilizações inéditas — e sequer imaginadas pelo público em geral —, tais como a chamada telemedicina.

Hoje em dia, graças à Certificação, médicos já podem realizar consultas remotas e assinar suas prescrições com total confiabilidade e segurança jurídica. Em seguida, enviar esses documentos às farmácias que podem despachar esses produtos diretamente para o paciente, que não precisa sair de casa.

A Certificação permite, ainda, que tribunais de todo o País funcionem normalmente (e inclusive com ganhos de produtividade) mesmo em uma situação de restrição a circulação de pessoas e de contato social. Uma novidade que seria impensável há alguns anos.

Esses são avanços que beneficiam a sociedade como um todo, trazendo maior segurança, agilidade e facilitando a vida daqueles que têm dificuldades de locomoção.

É impossível prever exatamente como será o futuro da Certificação Digital no Brasil. Essa é uma tecnologia que, a rigor, é adotada há apenas duas décadas no Brasil. Mas a evolução ocorrida nos últimos anos e os inquestionáveis ganhos que tem proporcionado deixam claro que esse é um movimento inexorável e extremamente positivo.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Acesso ao e-CAC via Gov.Br. Ouça

O que é e para que serve o e-CPF e o e-CNPJ. Ouça

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

Continue lendo sobre certificação digital, temos uma coluna exclusiva!

  Explore outros artigos!

Pular para a barra de ferramentas