Últimas notícias

Fique informado

Futuro da Certificação Digital no Brasil. Ouça

11 de agosto de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça

Antes conhecida como CNH Digital, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um documento on-line que substitui a Carteira Nacional de habilitação (CNH), sendo acessada por meio de um aplicativo de celular do Denatran.

15 de junho de 2020

Dois em cada dez sites de e-commerce não estão protegidos para as compras de Dia dos Namorados, revela estudo da Serasa Experian. Ouça

São aproximadamente 176 mil endereços eletrônicos que oferecem riscos à população. Especialistas da Serasa Experian dão dicas para o consumidor fazer compras com mais segurança.

12 de junho de 2020

O futuro da Certificação Digital no Brasil não tem um futuro certo, mas podemos afirmar que ele passa pela chamada “Internet das Coisas”

Por Serasa Experian

Com o uso mais intensivo dessa tecnologia em sistemas de produção e industriais e em diversos segmentos da economia, que passarão a utilizar os benefícios da Certificação para ganhar mais segurança e produtividade.

O termo “Internet das Coisas” se refere à conexão dos objetos cotidianos à Internet e faz parte de um conceito mais amplo. Os especialistas chamam de “Revolução 4.0” ou “quarta revolução” industrial, que, por sua vez, envolve, por exemplo, um uso mais intensivo da biotecnologia e da nanotecnologia.

E embora esses sejam temas que soem um pouco abstratos, é possível enxergar, na prática, seus efeitos no mundo da Certificação Digital. Para se ter uma ideia, já no ano passado, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou que só passaria a aprovar bombas medidoras de combustível com Certificação Digital, como forma de evitar fraudes.

Por outro lado, o consumidor pode se “comunicar” com essas bombas por meio de aplicativos de celular. Esse é apenas um exemplo de como a Internet das Coisas já está tendo impactos no mundo da Certificação.

Últimos avanços com o uso da Certificação Digital

Vale lembrar que a Certificação Digital registrou, nos últimos anos, uma série de avanços, com utilizações inéditas — e sequer imaginadas pelo público em geral —, tais como a chamada telemedicina.

Hoje em dia, graças à Certificação, médicos já podem realizar consultas remotas e assinar suas prescrições com total confiabilidade e segurança jurídica. Em seguida, enviar esses documentos às farmácias que podem despachar esses produtos diretamente para o paciente, que não precisa sair de casa.

A Certificação permite, ainda, que tribunais de todo o País funcionem normalmente (e inclusive com ganhos de produtividade) mesmo em uma situação de restrição a circulação de pessoas e de contato social. Uma novidade que seria impensável há alguns anos.

Esses são avanços que beneficiam a sociedade como um todo, trazendo maior segurança, agilidade e facilitando a vida daqueles que têm dificuldades de locomoção.

É impossível prever exatamente como será o futuro da Certificação Digital no Brasil. Essa é uma tecnologia que, a rigor, é adotada há apenas duas décadas no Brasil. Mas a evolução ocorrida nos últimos anos e os inquestionáveis ganhos que tem proporcionado deixam claro que esse é um movimento inexorável e extremamente positivo.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Acesso ao e-CAC via Gov.Br. Ouça

O que é e para que serve o e-CPF e o e-CNPJ. Ouça

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

Continue lendo sobre certificação digital, temos uma coluna exclusiva!

  Explore outros artigos!