Otimização de custos, experiência dos clientes e aumento de receita são as principais áreas para iniciativas de Inteligência Artificial nas organizações
O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia os resultados de sua mais recente pesquisa sobre Inteligência Artificial.
Realizada em setembro com cerca de 200 profissionais de negócios e de tecnologia, a pesquisa indica que 24% das organizações aumentaram seus investimentos em aplicações relacionadas à Inteligência Artificial e 42% das empresas mantiveram seus projetos inalterados, mesmo depois do surgimento da crise do COVID-19.
O levantamento destaca que as áreas com maior concentração de investimentos em Inteligência Artificial são as iniciativas relacionadas à experiência e retenção de clientes, incluindo novas formas de crescimento de receitas e de otimização de custos.
Ao longo dos próximos meses, 75% dos entrevistados afirmam que continuarão ou iniciarão novas iniciativas de Inteligência Artificial à medida que avançam para a fase de renovação e retomada pós-pandemia de suas organizações.
“Os investimentos empresariais em Inteligência Artificial continuam inabalável, apesar da crise”, afirma Frances Karamouzis, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.
“No entanto, a dificuldade de colocar as iniciativas de Inteligência Artificial em prática destaca a incapacidade de muitas organizações de conectarem esses investimentos com a retomada dos negócios”.
De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados disseram que suas organizações estavam explorando ou testando projetos de Inteligência Artificial, enquanto apenas 21% afirmaram que suas iniciativas relacionadas à área já estavam em produção.
A falta de talento em Inteligência Artificial é um mito
Os avanços mínimos feitos pelas organizações na operacionalização da Inteligência Artificial não podem ser necessariamente atribuídos à falta de talentos especializados na área.
Pesquisa do Gartner realizada com 607 líderes de TI revelou que apenas 7% dos entrevistados apontaram para o fato de que habilidades limitadas de Inteligência Artificial são uma barreira para a implementação de projetos com as novas tecnologias.
Em vez disso, as preocupações com segurança e privacidade, junto com a complexidade de integrar a Inteligência Artificial à infraestrutura existente, estão no topo da lista.
“Talento em Inteligência Artificial não é o principal problema”, diz Erick Brethenoux, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “O maior equívoco na jornada para escalar a Inteligência Artificial com sucesso é a busca por ‘unicórnios’, ou a combinação perfeita de Inteligência Artificial, negócios e habilidades de TI, todos presentes em um único profissional ou recurso.”
“Como isso é impossível de ser encontrado, os líderes devem se concentrar em reunir uma equipe que tenha uma combinação equilibrada de conhecimentos e sistemas com as habilidades necessárias para garantir os melhores resultados”.
Segundo o Gartner, organizações com o nível mais baixo de maturidade em ações de Inteligência Artificial não estão passando por problemas causados por falta de equipes ou recursos com habilidades em Inteligência Artificial. O estudo indica que 56% dos entrevistados consideram que suas empresas têm talentos suficientes ou podem facilmente contratar ou treinar profissionais para os projetos.
Isso é corroborado, pois conforme as organizações melhoram a maturidade de Inteligência Artificial, também aumenta o nível de talentos, com 89% dos líderes relatando na pesquisa que não têm problemas para expandir o grupo de profissionais habilitados para sustentar um nível de maturidade mais alto em seus negócios.
Da detecção ao reconhecimento facial: contribuições da inteligência artificial em tempos de pandemia
Escassez de habilidade profissional pode afetar potencial da Inteligência Artificial
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro.
Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa.
Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.
Inteligência artificial e robotização ampliam atuação da Contabilidade