Últimas notícias

Fique informado

Global Encryption Day será celebrado pela primeira vez em outubro de 2021

18 de outubro de 2021

Spotlight

Cloudflare blocks an almost 2 Tbps multi-vector DDoS attack

Earlier this week, Cloudflare automatically detected and mitigated a DDoS attack that

24 de novembro de 2021

Registros de ponto eletrônico deverão utilizar Certificado Digital ICP-Brasil

Registrador Eletrônico de Ponto Via Programa (REP-P) e Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A), deverão utilizar certificados ICP-Brasil.

24 de novembro de 2021

Número de registros e credenciais expostas cai, mas vazamento de cartões de crédito e débito cresce 405% no último trimestre

O estudo da Axur mostra que, entre os 2,03 milhões de registros expostos, os CPFs continuam, pelo terceiro trimestre consecutivo, a ocupar a primeira posição da lista dos dados mais compilados pelos cibercriminosos, com 57% do total.

24 de novembro de 2021

Edward Snowden abre o Global Encryption Day. Assista aqui!

Snowden disse: “Se você enfraquecer a criptografia, as pessoas morrerão. Somente neste ano, após a queda do governo do Afeganistão, vimos como a criptografia é crucial para manter a segurança das pessoas comuns. 

21 de outubro de 2021

O Dia Mundial da Criptografia será celebrado pela primeira vez em 2021, em um momento no qual diversos países, inclusive o Brasil, debatem mudanças legislativas que podem enfraquecer a criptografia

O Global Encryption Day é uma oportunidade para empresas, organizações da sociedade civil, tecnólogos e milhões de usuários da Internet em todo o mundo mostrarem aos governos e às nossas comunidades por que a criptografia é importante para todos nós. 

Quanto maior o movimento, mais difícil será para os críticos tomarem decisões que comprometam nossa segurança, enfraquecendo ou banindo a criptografia de ponta a ponta.

Por ocasião da data, a Global Encryption Coalition faz um apelo para que usuários e empresas passem a utilizar plataformas que utilizem a criptografia de ponta a ponta. Além disso, pede a governos que passem a adotar políticas que protejam e defendam a criptografia forte

Faça a mudança!

Dia Mundial da Criptografia, criado pela Global Encryption Coalition, coalizão internacional com mais de 200 membros ao redor do mundo.

O que é criptografia?

Criptografia é o processo de embaralhar ou criptografar dados para que possam ser lidos apenas por alguém com os meios de retorná-los ao seu estado original. É um recurso crucial de uma Internet segura e confiável e ajuda a fornecer segurança de dados para informações confidenciais. 

Quando a criptografia é usada?

A criptografia é comumente usada para proteger dados armazenados em sistemas de computador e dados transmitidos por redes de computadores, incluindo a Internet. As transações financeiras e as comunicações de mensagens privadas costumam usar criptografia para aumentar a segurança. 

A criptografia é importante quando precisamos descobrir se os dados foram adulterados (integridade dos dados), para aumentar a confiança das pessoas de que estão se comunicando com as pessoas com as quais pensam que estão se comunicando (autenticação) e para ter certeza de que as mensagens foram enviadas e recebidas.

Como funciona a criptografia

Para dados comunicados por uma rede, a criptografia moderna embaralha os dados usando um valor secreto ou uma chave conhecida apenas pelo destinatário e pelo remetente. Para dados armazenados, o valor secreto normalmente é conhecido apenas pelo proprietário dos dados. Existem diferentes tipos de criptografia e os melhores sistemas equilibram segurança e eficiência.

A criptografia ponta a ponta é a forma mais segura de criptografia que você pode usar. 

A criptografia ponta a ponta é qualquer forma de criptografia na qual apenas o remetente e o destinatário pretendido podem ler a mensagem. Nenhum terceiro, mesmo a parte que fornece o serviço de comunicação, tem conhecimento da chave de criptografia.

Por que a criptografia é importante

Segurança pessoal

A criptografia é mais importante do que nunca, pois o crime baseado na Internet é uma das ameaças à segurança de crescimento mais rápido. A criptografia ponta a ponta, a forma mais segura de criptografia, garante que as informações confidenciais transmitidas por bilhões de pessoas online todos os dias permaneçam confidenciais e fora do alcance de criminosos.

Segurança nacional

A criptografia ponta a ponta ajuda a evitar que espiões, terroristas e governos hostis acessem e explorem comunicações confidenciais de funcionários do governo e penetrem em sistemas de computador e bancos de dados que podem causar interrupções sistêmicas em larga escala nas economias, infraestrutura e segurança. 

Ele também protege as comunicações privadas e confidenciais de policiais, militares, funcionários do governo que supervisionam operações confidenciais e equipes de emergência. 

A criptografia também protege sistemas altamente sensíveis intrinsecamente ligados à segurança nacional, incluindo sistemas que alimentam a rede elétrica, bancos de dados contendo dados confidenciais sobre cidadãos e bancos de dados de instituições financeiras essenciais para a estabilidade econômica de nações soberanas.

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo

Com mais de 180 membros distribuídos em todas as regiões do mundo, a Global Encryption Coalition promove e defende a criptografia em países importantes e fóruns multilaterais onde está sob ameaça. Ele também apoia os esforços das empresas para oferecer serviços criptografados a seus usuários.

O Comitê Diretivo do GEC – Centro para Democracia e TecnologiaParceiros Digitais Globais e a Sociedade da Internet – Membros do GEC e Amigos da Coalizão apoiam a declaração de fundação do GEC:

Declaração de Fundação do GEC

A criptografia é uma tecnologia crítica que ajuda a manter as pessoas, suas informações e comunicações privadas e seguras. No entanto, alguns governos e organizações estão pressionando para enfraquecer a criptografia, o que criaria um precedente perigoso que compromete a segurança de bilhões de pessoas em todo o mundo. Ações em um país que minam a criptografia ameaçam a todos nós.
 
Como uma coalizão global, conclamamos os governos e o setor privado a rejeitar os esforços para minar a criptografia e buscar políticas que aprimorem, fortaleçam e promovam o uso de criptografia forte para proteger as pessoas em todos os lugares. 

Também apoiamos e encorajamos os esforços das empresas para proteger seus clientes, implantando criptografia forte em seus serviços e plataformas.

Por que a criptografia é essencial?

Mantendo-nos seguros

Aumentar o uso de plataformas criptografadas de ponta a ponta não apenas mantém você e as pessoas que você ama protegidos de hackers e ladrões, mas também melhora a segurança da Internet como um todo. É por isso que cada pessoa, empresa e organização devem mudar para o uso de criptografia forte até o Dia da Criptografia Global.

Nos dias que antecedem o Dia da criptografia global e no próprio dia, você pode organizar ou participar de eventos e atividades que ocorrem em todo o mundo para promover a criptografia forte. 

Dê uma olhada nos eventos que temos em breve em nosso calendário de eventos global .

Fonte: Global Encryption Day and the Make the Switch campaign are initiatives by the Global Encryption Coalition

O que é Criptografia?

Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original.

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

Explore a coluna sobre Criptografia aqui no Crypto ID!

Sobre o Crypto ID | O maior Portal Brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital

O Crypto ID está entre os mais segmentados e conceituados portais brasileiros sobre conteúdo de segurança da informação. Temos foco em soluções que agregam garantias legais às transações feitas nos meios eletrônicos.

Mais de um milhão pessoas diferentes acessam o Crypto ID por ano para ler pelo menos uma matéria e destacamos que 76% da nossa audiência é orgânica e 67% dos nossos leitores são profissionais C-Level.

Leitores do Crypto ID acessam nosso conteúdo para se atualizarem e obterem conhecimento sobre as inovações e os respectivos fornecedores do mercado brasileiro e internacional.

Saiba mais sobre nós!