Últimas notícias

Fique informado

Google usa IA para desenvolver novas tecnologias e promover avanços em cibersegurança

17 de agosto de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

No evento global Mais Seguro com o Google, empresa mostrou iniciativas e inovações para fortalecer a segurança online de usuários e empresas

Nesta quinta-feira (17), o Google realizou o evento global “Mais Seguro com o Google”, em seu escritório em São Paulo, para apresentar as mais recentes soluções e iniciativas da empresa na área de cibersegurança e como está investindo para desenvolver novas tecnologias baseadas em IA para combater as crescentes ameaças na internet.

Royal Hansen, vice-presidente global de Engenharia de Privacidade, Proteção e Segurança

O evento contou com a presença do vice-presidente global de Engenharia de Privacidade, Proteção e Segurança, Royal Hansen, e reuniu executivos do mercado da tecnologia, finanças e da indústria, além de organizações da sociedade civil.

Segundo o executivo, à medida que o número de usuários digitais cresce em todo o mundo, inclusive no Brasil, as ameaças virtuais se tornaram mais complexas e difíceis de detectar.

Em 2022, os ataques cibernéticos aumentaram quase 40% em todo o mundo. “Promover avanços na segurança digital não é mais uma questão possível em escala humana, este desafio precisa ser complementado com tecnologia de alto nível. No Google, acreditamos que a IA oferece o caminho para nos ajudar a responder a esses desafios e ficar à frente das ameaças atuais de forma eficiente, eficaz e em escala”, afirma o executivo. “A IA tem o poder de trazer mudanças significativas nesse campo em todo o mundo.”

Um dos exemplos de uso de IA para combater ameaças e ajudar a manter as pessoas seguras online são as chaves de acesso, que podem acabar com a necessidade de uso de senhas para acessar sites e serviços online, utilizando os recursos de segurança dos dispositivos, como uma impressão digital ou digitalização facial. É possível habilitá-las na conta do Google.

Vários outros dos produtos do Google já utilizam os principais recursos de IA, incluindo muitos de nossa infraestrutura de proteção e segurança.

Exemplos disso são os recursos de filtragem de spam com inteligência artificial do Gmail, que bloqueiam quase 1.5 bilhões de mensagens indesejadas por dia no Gmail – isso evita que 99,9% das tentativas de phishing e malware cheguem às caixas de entrada; e a Navegação Segura do Chrome, que executa classificadores de aprendizado de máquina em sete camadas diferentes no navegador para identificar sites inseguros em toda a web e notificar os usuários sobre possíveis danos.

Padrões para uma IA segura

Durante o evento, Hansen lembrou que a empresa vem investindo e trabalhando há mais de dez anos em Inteligência Artificial e acredita que o potencial dela, especialmente da IA generativa, é imenso.

No entanto, na busca pelo progresso dentro dessas novas fronteiras da inovação, é preciso haver padrões claros de segurança da indústria e de todo o ecossistema.

“O fato é que a IA tem um potencial imenso, mas para que os avanços na área sejam bem-sucedidos a longo prazo, a indústria precisa de padrões de segurança claros para construir e implantar essa tecnologia de maneira responsável”, diz Hansen.

“Estamos em um momento da história em que enfrentamos o ponto de inflexão da tecnologia com oportunidades incríveis para fazer ainda mais”.

Em junho, o Google lançou o Secure AI Framework (SAIF), um conjunto de esforços para ajudar o ecossistema a criar sistemas seguros de IA.

“Devemos trabalhar juntos para proteger todo o ecossistema digital. Para fazer isso, estamos apostando na colaboração por meio de pesquisa, compartilhamento de informações e parcerias para garantir que sejamos o mais forte possível coletivamente”, completa o executivo.

Soluções globais a partir do Brasil

Em sua visita inédita ao Brasil, Hansen conheceu os esforços locais nos escritórios de engenharia em Belo Horizonte e São Paulo, onde são desenvolvidas soluções anti-abuso para vários produtos do Google e reforçou a importância dos talentos no país.

“Vamos seguir investindo nos nossos esforços de engenharia locais no Brasil e contar com os talentos e demandas locais para ajudar a resolver problemas de cibersegurança globalmente.”

Além de Royal Hansen, falam no evento Prachi Gupta (vice-presidente e diretora-geral de Core User Protection no Google), Fabio Coelho (presidente do Google Brasil), Flavio Ferreira (Diretor de Parcerias de Android no Google na América Latina), Regina Chamma (Diretora de Parcerias de Google Play na América Latina), Marcos Cavinato (Head de Segurança e Redes de Google Cloud), Bruno Diniz (engenheiro líder da área de Kids & Families no Google, em Belo Horizonte), Giovanna Ventre (advogada do Google Brasil), Alex Freire (Diretor do escritório de engenharia do Google em São Paulo, com foco em tecnologias contra abuso) e os convidados Adriano Volpini (diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban) e Thiago Tavares (presidente da Safernet Brasil).

Políticas e Transparência

Também nesta quinta-feira, 17, o Google lança a nova Central de Transparência, uma plataforma que vai ajudar a encontrar em um só lugar todas as políticas de produtos, para desenvolvedores e diretrizes de comunidades da empresa.

Além das políticas dos diferentes produtos, a plataforma inclui os princípios de privacidade e IA (inteligência artificial), as ferramentas e recursos para usuários denunciarem conteúdo nocivo, informações sobre como as políticas são desenvolvidas e aplicadas, bem como os canais para os diversos relatórios de transparência.

Nova atualização do Google Workspace traz o recurso de assinatura eletrônica chamado de eSignature

Extensões maliciosas do Google Chrome têm mais de 130 milhões de downloads, revela ISH Tecnologia

Análise comparativa de segurança entre plataformas de IA generativa põe em xeque o Bard do Google

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.