Em breve, todos os contribuintes poderão dar sua opinião e sugestões ao final do preenchimento da Declaração do Imposto de Renda. Objetivo é melhorar o serviço em consonância com a percepção do usuário
Todos os contribuintes que fizerem a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022 poderão participa de uma avaliação sobre o serviço digital. É a primeira avaliação mais detalhada a ser lançada na plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão, o GOV.BR, em um trabalho conjunto com a Receita Federal.
Como será a avaliação? É simples. Ao final do preenchimento da declaração, o usuário poderá optar por avaliar ou não o serviço. Caso decida avaliar, é rápido, não demora mais de um minuto.
“É fundamental usarmos essa experiência que o usuário tem com nossos serviços digitais para entendermos melhor quais funcionalidades precisamos aprimorar e quais modificações visuais facilitarão a vida do cidadão, entre tantos outros aspectos”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “A percepção do próprio usuário vai melhorando cada vez mais o serviço”.
O contribuinte vai deparar com perguntas sobre sua experiência com o serviço – se foi rápido, fácil de utilizar e confiável – e se deseja registrar elogio ou reclamação. Este é o primeiro de uma série de serviços que passará ainda este ano a contar com o formulário de avaliação, o que permite obter opiniões mais detalhadas sobre o assunto.
Para o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, “a avaliação nos permitirá conhecer melhor a perspectiva do usuário, além de ampliar a oportunidade de participação social, transparência e melhoria contínua dos serviços prestados. No ano em que o programa do Imposto de Renda completa 100 anos, o cidadão poderá contar com mais essa inovação”.
A Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até o dia 29 de abril e o contribuinte poderá fazer a avaliação até essa data. Atenção: só pode avaliar o serviço assim que utilizá-lo. Não será possível, por exemplo, realizar a avaliação dias depois da entrega da Declaração.
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
- Recibos médicos digitais: obrigatórios a partir de janeiro de 2025!
- O Futuro da Internet no Brasil e os Valores Fundamentais em Jogo
- Após Ataque Chinês, Criptografia se Torna Essencial para Agências Governamentais dos EUA
- Minas Gerais é o primeiro estado a emitir mais de duas milhões de CINs
- When do government agencies need to verify individuals (and what are their workflows)?
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!