Menu

Últimas notícias

Fique informado

Governo da Paraíba adota ICP-Brasil para Sistema de gestão governamental

22/09/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado”

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Novo Sistema do IBAMA, com certificado digital, tornará mais ágil o processo de licenciamento ambiental

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, lançou na segunda-feira, o SisG-LAF com o uso do certificado digital

27/08/2020

O PBdoc entrou em vigor nesta sexta-feira (18), por meio do Decreto 440.546 publicado no Diário Oficial do Estado- DOE, leia mais sobre o novo sistema

A Paraíba, primeiro lugar no ranking nacional de ofertas de serviços digitais segundo o Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF- GTD.GOV, deu um passo importante para a gestão de sistema e de documentos públicos.

As secretarias do Estado têm até 03 anos para cumprir o Decreto, que determina a utilização de assinatura digital nos padrões ICP-Brasil para documentos oficiais. O Certificado Digital ICP-Brasil garante ao Sistema autenticidade, confidencialidade e integridade.   

O Sistema PBdoc objetiva na primeira fase armazenar e preservar documentos oficiais em ambiente digital. A implantação será feita pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

Os órgãos estaduais deverão adequar seus sistemas de informação aos requisitos definidos pela Unidade do Arquivo Público do Estado da Paraíba.

Segundo o presidente da Codata Ângelo Giusepe, o Sistema foi disponibilizado pelo   TRF do Rio de Janeiro e customizado para a Paraíba, que está em busca de um processamento eletrônico para uma transformação digital ao pé da letra. “É um ganho fantástico. Você tem economia não só de papel, mas de recursos. O certificado digital é uma diminuição de custos”, afirmou Giusepe.

Fonte: ITI

Entrevista com Célio Ribeiro sobre a nova identidade civil dos brasileiros com padrões internacionais

HUB ITI assespro-SP nasce como um ecossistema voltado a startups e empresas do setor de Tecnologia da Informação

Confira como foi a 2ª CertLive do ITI

Cartório na Paraíba usa blockchain para reconhecimento de firma

Confira outras novidades acessando nossas colunas sobre o sistema da ICP-Brasil!

  Explore outros artigos!

Pular para a barra de ferramentas