Últimas notícias

Fique informado

Grupo Pardini protagoniza transformação digital no mercado laboratorial com parceria da InterSystems

26 de abril de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Diretor do programa que integra a Secretaria de Governo Digital declarou, que a responsabilidade pela segurança cibernética é multidisciplinar.

3 de outubro de 2022

Para mais de 50% das empresas no mundo, sonho de transformação digital se torna pesadelo

Não há oportunidade de Transformação Digital se todos dentro da organização não sentirem as vantagens do desenvolvimento.

1 de outubro de 2022

Gestão de Acesso facilita com segurança a transformação digital e migração para a nuvem em setores críticos

Em setores críticos da economia, Gestão de Acesso é um elemento facilitador de processos de transformação digital e migração para a nuvem.

26 de setembro de 2022

Um dos maiores laboratórios clínicos do mundo oferece resultados rápidos com a plataforma de dados InterSystems IRIS for Health

O Grupo Pardini revolucionou o mercado laboratorial. Após uma combinação de negócios com o Grupo Fleury, os dois grupos formam a maior empresa de Medicina Diagnóstica do país. Somente as 21 marcas do Grupo Pardini processam 16 milhões exames por mês.

Noventa e quatro por cento desses exames são automatizados e a entrega de 92% dos resultados se dá em 6 horas.

Parceiro de outros 7.000 laboratórios que atendem 2.100 cidades em todo o Brasil, a frota de transporte da companhia viaja mais de 80.000 quilômetros por dia transportando amostras para os locais de teste.

“Para tudo isso acontecer precisamos de muita tecnologia”, disse João Alvarenga, Diretor Executivo de TI e Digital da empresa, que agora integra o Grupo Fleury. “Um dos principais parceiros de tecnologia é a InterSystems.”

João Alvarenga, Diretor Executivo de TI e Digital da Pardini

A companhia começou sua corrida ao topo quando desenvolveu seu Sistema de Informações Laboratoriais (LIS) na plataforma de dados InterSystems Caché.

A empresa usa o LIS para gerenciar serviços de front office e executar o ambiente de processamento de amostras de laboratório de back-end. “Esse sistema funciona ininterruptamente com cerca de 5.000 usuários por dia em todo o Brasil”, afirma Alvarenga.

“Nós construímos nosso negócio nele, então você pode imaginar como é arriscado mudar a plataforma de banco de dados abaixo dele. Ao escolhermos o InterSystems IRIS for Health conseguimos o crescimento das operações e de serviços com a velocidade que os negócios exigem”.

Os impulsionadores da mudança

A rede de laboratórios poderia ter optado por não fazer nenhuma alteração. Afinal, por que mudar quando algo funciona bem? Mas com os recursos de desenvolvimento do software Caché baseados em alta demanda e cada vez mais difíceis de encontrar, Pardini reconheceu o risco para seu crescimento e o futuro do negócio.

A empresa precisava de uma nova base tecnológica. “Avaliamos profundamente o InterSystems IRIS for Health para substituir o Caché como nosso banco de dados e mecanismo de aplicação”, disse Alvarenga.

“Concluímos que é um produto superior para nós, oferecendo ganhos em escalabilidade, desempenho e confiabilidade, além de uma ampla gama de linguagens de programação para usar, incluindo Python, para facilitar a contratação dos talentos de que precisamos.”

Marcos Simão, Sales Manager da InterSystems no Brasil, afirma que “estamos diante de um grande caso de sucesso, já que esse foi um dos maiores desafios que tivemos em concorrer com outras tecnologias e sermos escolhidos para contribuir para o desenvolvimento de uma das maiores plantas de produção de resultados de exames do mundo”.

Uma migração de nove meses

Está em processo de finalização a migração de seu LIS do Caché para o InterSystems IRIS for Health com previsão de conclusão em outubro deste ano. “Este é um dos maiores projetos de tecnologia da informação da nossa história”, afirma Alvarenga.

“Tenho que dar crédito por seu sucesso, até o momento, ao trabalho árduo de nossa equipe, é claro, e também à InterSystems pela forma como eles trabalharam conosco para garantir esse sucesso.”

Pardini executa a migração em ondas, com “lanços” periódicos de novas capacidades ao longo do caminho, para que o treinamento pudesse ser absorvido de forma gradual e efetiva ao longo do tempo.

O InterSystems IRIS for Health foi um dos habilitadores da transformação digital do Grupo Pardini, dando mais robustez ao seu ambiente.

A execução de rotinas com a nova plataforma ganhou entre 25% e 30% em velocidade, de acordo com Alvarenga. Além disso, todos os outros sistemas periféricos à plataforma IRIS for Health são beneficiados, permitindo aos administradores uma visão 360° do processo todo.

“A migração para nova plataforma nos trará vantagens como a possibilidade de trabalhar com microsserviços, disaster recovery, contigência na nuvem que agora passa a ser feita dentro de casa e não mais em colocation, o que nos traz muita economia”, explica Alvarenga.

Essas vantagens proporcionam muito mais produtividade para a rede de laboratórios, capacidade de explorar dados, analytics e Inteligência Artificial para aproveitar melhor as informações.

Isso representa o pioneirismo no setor de saúde e traz muito mais interoperabilidade ao ambiente do laboratório, que tem como principal meta para os próximos meses aumentar a produção de 16 milhões de exames processados por mês com foco em B2B.

É uma das maiores plantas produtivas do mundo em uma só plataforma – desafio que a InterSystems já assumiu. Ou seja, a InterSystems foi escolhida não só pela tecnologia, mas pela capacidade de executar a ousada migração.

“Foi uma mudança de paradigma de tecnologia para nosso cliente”, afirma Fernando Ferreira, Sales Engineer da InterSystems no Brasil.

“Pardini está recebendo uma nova estrutura que a deixa totalmente independente do ponto de vista de linguagens próprias de desenvolvimento de aplicações, o que vai impulsionar a transformação digital do grupo.”

Um outro benefício que a nova plataforma proporciona ao laboratório é a possibilidade de encontrar muito mais profissionais qualificados em desenvolver aplicações com o InterSystems IRIS, já que usa a linguagem Python, muito comum a todos os programadores.

Com mais agilidade na contratação de mão de obra e na criação de aplicações, o crescimento das operações e de serviços ganha a velocidade que os negócios exigem.

Sobre o Grupo Pardini

Com mais de 60 anos de atuação integrada à cadeia da saúde do país, o Grupo Pardini é referência em infraestrutura diagnóstica do Brasil e tem como propósito oferecer acesso ao melhor diagnóstico em todo território nacional.

Foi fundado em Belo Horizonte (MG), onde é líder de mercado, e está presente em todo o território nacional. Conta com mais de 180 unidades em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Foi pioneiro e é líder no país na realização de exames para laboratórios (Lab-to-Lab), com cerca de 7 mil parceiros em todos os estados.

Reconhecido pela constante inovação de seus processos em benefício do melhor desfecho clínico do paciente, conta agora com 20 marcas, que lhe permitem a oferta de mais de 8 mil tipos de testes em seis linhas de produtos: análises clínicas, imagem, vacinas, anatomia patológica, toxicologia e genética.

Agora, após uma combinação de negócios com o Grupo Fleury, formam a maior empresa de Medicina Diagnóstica do país.

Sobre a InterSystems

Criada em 1978, a InterSystems é a fornecedora líder de soluções de última geração para as transformações digitais corporativas nos setores de saúde, finanças, manufatura e cadeia de suprimentos.

Suas plataformas de dados priorizam a nuvem e resolvem problemas de interoperabilidade, velocidade e escalabilidade para grandes organizações em todo o mundo.

A InterSystems está comprometida com a excelência por meio de seu premiado suporte 24×7 para clientes e parceiros em mais de 80 países. Organização privada com sede em Cambridge, Massachusetts, a InterSystems atua por meio de 36 escritórios em 25 países.

Demarest completa 75 anos e avança em processo de transformação digital

Transformação digital na área de finanças: impactos da contabilidade em tempo real

Da nuvem à inteligência artificial, passando por cibersegurança, as tendências da transformação digital em 2023

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!