Últimas notícias

Fique informado

Hackers norte-coreanos seguem na ofensiva

23 de fevereiro de 2021

Spotlight

PL 317/21: Plenário aprova criação do Governo Digital

O PL 317/2021, conhecido como o do Governo Digital segue agora para sanção presidencial.

26 de fevereiro de 2021

Qual é o valor legal de uma assinatura eletrônica?

No passado, muitas pessoas relutavam em usar documentos ou assinatura eletrônica, questionando sua validade legal e a capacidade de usá-los como evidência ​​em processos judiciais ou demais contextos jurídicos

25 de fevereiro de 2021

Diretor da Digicert fala sobre os megavazamentos no Brasil e as novas relações de confiança na internet

Segundo Dean Coclin , “Os consumidores devem agora olhar além da fechadura para verificar se o site é autêntico”.

24 de fevereiro de 2021

Assinatura Eletrônica nos contratos e em outros atos jurídicos

“A assinatura eletrônica decorrente de certificados emitidos no âmbito do ICP-Brasil é eficaz para qualquer ato jurídico por força do art. 10 da MP 2.200-2/2001”

23 de fevereiro de 2021

Mergulhando e Navegando no Submundo da Deep Web

Deep Web (dark web, deepnet, invisible net, undernet, ou hidden web) refere-se a qualquer rede fechada que compreende um grupo privado de pessoas, que querem se comunicar.

25 de julho de 2016

O Departamento de Justiça americano iniciou ação contra três supostos hackers norte-coreanos, acusando-os de realizar ataques que lhes permitiram roubar e extorquir mais de US$ 1,3 bilhão em dinheiro e criptomoedas; as vítimas foram empresas e bancos.

Por Vivaldo José Breternitz

Vivaldo José Breternitz – Doutor em Ciências pela USP e professor no Mackenzie

Além disso, as autoridades afirmam que os acusados administravam um esquema baseado em blockchain, que oferecia oportunidades de investimento em navios cargueiros.

O governo americano proíbe investimentos que venham a beneficiar a Coréia do Norte, mas o esquema permitiu que esse país obtivesse secretamente fundos de investidores para controlar embarcações, evitando sanções americanas.

Park Jin Hyok, um dos réus, foi anteriormente acusado de conexão com o ataque hacker à Sony Pictures de 2014 e o ataque de ransomware WannaCry de 2017.

As autoridades americanas afirmam que os réus trabalham para a agência de inteligência militar da Coréia do Norte; um cidadão canadense-americano admitiu lavar dinheiro para os supostos hackers.

O Departamento de Justiça afirmou que esses e outros agentes coreanos são os maiores ladrões de bancos do mundo, vinculando-os também ao grupo Hidden Cobra, que teria atacado empresas das áreas de comunicações, aeroespacial, financeira e de infraestrutura.

Mais recentemente, órgãos de inteligência da Coréia do Sul acusaram norte-coreanos de tentar hackear os sistemas da Pfizer, com o objetivo de roubar tecnologia de fabricação da vacina contra a covid-19.

Não se sabe se tiveram êxito, mas em novembro, a Microsoft afirmou que ao menos nove organizações da área de saúde, incluindo a Pfizer, haviam sido alvo de ataques hackers lançados por organizações estatais da Coreia do Norte e Rússia. De acordo com a Microsoft, alguns foram bem sucedidos.

Há alguns dias, a ONU acusou hackers ligados à Coreia do Norte de terem roubado outros R$ 1,6 bilhão em criptomoedas para financiar programas nucleares. As vítimas foram instituições financeiras e casas de câmbio virtuais.

Esses norte-coreanos têm uma bela folha corrida.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Hackers norte-coreanos tentam roubar informações sobre vacina da Pfizer

Hackers leverage sophisticated and novel techniques to break into networks

Hackers roubam dados da Pfizer e da BioNTech na violação da EMA enquanto os ataques de segurança cibernética aumentam

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.