Últimas notícias

Fique informado

Home office escancara vulnerabilidades

03/04/2020

Spotlight

Como confirmar a validade das assinaturas digitais ICP-Brasil?

Com o isolamento social a tecnologia da certificação digital vem possibilitando com que pessoas e empresas resolvam alguns procedimentos por meio de documentos eletrônicos, mas como ter segurança?

21/05/2020

Multi-cloud é o novo normal, mas é um desafio maior à segurança de dados

A preocupação com o controle de identidades digitais nos ambientes corporativos se intensifica entre os CIOs do mundo todo na mesma proporção em que surgem as aplicações em Nuvem.

18/05/2020

Como garantir a segurança de dados no trabalho remoto?

O impacto mundial da pandemia do coronavírus demandou uma série de adaptações das empresas para garantir a saúde e a segurança das pessoas.

03/04/2020

Saiba como se proteger de ciberataques que usam o tema coronavírus

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, esclarece os riscos relacionados a esses ataques e como os usuários podem se proteger no ambiente digital.

02/04/2020

360 mil empresas estão totalmente vulneráveis a ataques, diz o estudo Awingu Home Office, que descobriu brechas de segurança, agravadas agora com os colaboradores trabalhando em casa

Pesquisa da Awingu, empresa europeia especializada em espaço de trabalho virtual, seguro, monitorado e auditado para acesso a aplicações legadas e arquivos corporativos, por meio de um navegador em qualquer dispositivo, mostra que equipamentos de mais de 360 mil empresas europeias e seus colaboradores estão totalmente desprotegidos quando usam o RDP – Remote Desktop Protocol, amplamente empregado para conexão remota de um usuário com uma rede corporativa, que é bem o caso do home office.

Esses dados evidenciam as novas e antigas vulnerabilidades que as organizações enfrentam agora, com colaboradores em home office por conta da pandemia de coronavírus. A Awingu ressalta que essas empresas têm um grande risco potencial de serem invadidas.

Gabriel Camargo – Diretor de produtos da CLM

Gabriel Camargo, diretor de produtos da CLM, distribuidor latino-americano focado em segurança da informação, e que comercializa as soluções Awingu na América Latina, explica o Awingu Home Office foi concebido para permitir que os usuários remotos se conectem com a rede corporativa através de conexões criptografadas, evitando que essas redes continuem com  acesso aberto e, portanto, desprotegidas para ataques via RDP.

“Mesmo hackers inexperientes podem invadir facilmente esses ambientes desprotegidos, por exemplo, usando ferramentas disponíveis na dark web que podem explorar uma das muitas brechas conhecidas do protocolo RDP. É imprescindível que essas empresas incorporem uma camada extra de segurança aos seus ambientes o mais rápido possível,” alerta o executivo.

O protocolo RDP

O estudo, é uma continuidade dos levantamentos realizados desde 2018, no bojo de uma profunda investigação, baseada na análise de dados disponíveis publicamente, e que mostrou que terminais RDP estavam acessíveis a qualquer um, na Alemanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Bélgica e Suécia. A Holanda lidera o grupo, ao comparar endpoints RDP abertos com a população do país – aproximadamente 1,5 vez o número de cidadãos da Bélgica. A Holanda tem proporcionalmente, dez vezes mais terminais RDP inseguros.

Ataques por email são a maior ameaça para as empresas revela estudo

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

Como criar aplicativos 100% seguros?

Dicas do Crypto ID: tecnologias para prevenção de riscos com Susana Taboas e Regina Tupinambá

Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian

Home Office: como a tecnologia impulsionou um novo paradigma de trabalho

10 ferramentas online para testar SSL, TLS e vulnerabilidades

Sendo o home office uma necessidade nesse momento, temos as melhores atualizações sobre o assunto!

  Explore outros artigos!