Últimas notícias

Fique informado

Inmetro torna-se AC de 1º nível da ICP-Brasil

10 de junho de 2021

Spotlight

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

Primeiros cidadãos do país têm acesso ao RG digital no Acre

Documento de identificação dos brasileiros já está disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR

3 de agosto de 2022

IDENTITY WEEK 2022 – O mais importante evento de Identidade e Autenticação nos USA

Identity Week: Como autenticar ou identificar cidadãos, consumidores e funcionários, em domínios físico, digital e móvel?

28 de julho de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Diversidade, metaverso, blockchain e formato de trabalho presencial são as principais tendências do Vale do Silício

Empresas e negócios devem absorver essas tendências que hoje estão no centro das discussões sobre inovações no mundo

14 de julho de 2022

NIST anuncia os primeiros quatro algoritmos criptográficos resistentes ao computador quântico

Os 4 algoritmos de criptografia selecionados farão parte do padrão criptográfico pós-quântico do NIST.

6 de julho de 2022

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou-se Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson e Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner

Como autoridade certificadora, o Inmetro não fornecerá certificados digitais, mas credenciará Autoridades Certificadoras de 2º nível para que possam emitir certificados OM-BR – certificação digital para objetos metrológicos – como bombas de combustível, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás, entre outros.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, destacou a importância deste credenciamento:

“A sinergia única entre ITI e Inmetro permitiu, em cerca de 3 meses, fazer caminhar um projeto indispensável para o Brasil, iniciado há quase uma década. A partir da instalação das novas bombas, o consumidor finalmente terá condições de conferir por um app em seu celular, se o volume abastecido é de fato aquele pelo qual está pagando. As equipes envolvidas, tanto do Inmetro quanto do ITI, estão de parabéns por esta importante entrega à sociedade e para o Brasil moderno que todos queremos ver”.

Fortner destacou ainda que o projeto OM-BR abre, tanto dentro do conceito Internet das Coisas quanto do conceito de cidades inteligentes, um novo universo de oportunidades para a ICP-Brasil, à medida em que novos objetos passem a utilizar certificados digitais.

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson: “A certificação digital de objetos é uma iniciativa inédita, que vai levar para outro patamar as atividades de controle de objetos metrológicos. Trata-se de um importante passo para oferecer à sociedade uma ferramenta adequada para superar os desafios da economia 4.0. Queremos usar as novas tecnologias e contar com a participação dos consumidores e usuários para atuar de maneira cada vez mais inteligente e efetiva, porque é isso que a sociedade espera de nós e é isso que queremos entregar”.

Participaram também da cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou-se Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil outros executivos das equipes do Inmetro e ITI.

Carlos Fortner – Diretor-presidente do ITI, Luiz Fernando Rust da Costa do Carmo – Coordenador-Geral do Centro de Capacitação do Inmetro, Maurício Coelho – Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Rodolfo Saboia Souza – Chefe da Divisão de Metrologia do Inmetro, Rodrigo Pereira David – Pesquisador Tecnologista do Inmetro, Marcelo Paiva Fontenele – Diretor do Departamento de Segurança da Informação.

Saiba mais

Em 09 de março de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital, define os critérios para credenciamento na Autoridade Certificadora do Inmetro (AC Inmetro) e a descrição do leiaute dos certificados digitais.

Cerimônia da entrega das chaves públicas do INMETRO como AC de 1º nível da ICP-Brasil será dia 10 de junho

Deferido o pedido de credenciamento à ICP-Brasil da AC INMETRO

INMETRO define regras para certificados OM-BR aplicados aos Objetos Metrológicos

Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva do ITI no Crypto ID.

CertForum 2022

O evento mais representativo do mercado de Certificação Digital no Brasil.

O CertForum 2022, aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho de 2022 e movimentou o mercado de Identificação Digital com temas necessários para o desenvolvimento tecnológico e financeiro do país.

Perdeu algum detalhe do CertForum 2022? Você pode assistir a todos os painéis na íntegra em nosso canal no Youtube.

Assista Agora!