Últimas notícias

Fique informado

Inova 2020 promove semana on-line de inovação e tecnologia aberta ao público

27 de novembro de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Fazendas inteligentes são tema de debate da Bayer na AgroBit Brasil Evolution 2020

Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da companhia Bayer, participará do painel sobre o tema no dia 11 de novembro

9 de novembro de 2020

A Prodemge realizará, entre os dias 30/11 e 4/12, a Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Fazenda (SEF).

O evento é gratuito e aberto à participação do público em geral. Devido à pandemia, a programação acontecerá totalmente on-line, com algumas transmissões também pelo YouTube.

Para dar início à programação, o professor Nívio Ziviani fará uma palestra no dia 30/11, às 10h, sobre o impacto da inteligência artificial na transformação digital. Engenheiro mecânico e cientista da computação, Nívio é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cofundador e diretor de Pesquisa da Kunumi.

Ele também criou outras startups ao longo de sua carreira – uma delas, a Akwan Information Technologies foi comprada pelo Google e deu origem ao seu centro de pesquisa e desenvolvimento.

Trilhas de conhecimento

As mais de 70 atividades da Semana estão divididas em sete trilhas de conhecimento: data science, blockchain, tecnologias, segurança, mentalidade ágil e inovação, gestão e inovações da Prodemge.

A grade conta com a presença de representantes de instituições da administração pública, do mercado e da academia, como a especialista em engenharia social e testes de invasão física Marina Ciavatta; o doutor em algoritmos distribuídos e líder técnico das Iniciativas Blockchain do BNDES, Gladstone Arantes Jr.; a gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Karen Duque; e o consultor em governança de dados e professor da PUC Minas, Carlos Barbieri.

Do governo de Minas, haverá apresentações da Controladoria Geral do Estado (CGE), sobre dados abertos; da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), sobre o uso do blockchain no projeto de monitoramento da cadeia do carvão vegetal; da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), sobre seu sistema inovador que ajudou a diminuir os índices estaduais de roubo e furto de veículos.

Da Fundação Hemominas, sobre sua ferramenta de gestão de pagamentos e recebimentos; da Seplag e Codemge, sobre inovação em compras públicas; e da SEF, sobre management 3.0 e liderança.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de São Paulo (USP) levarão seus professores e pesquisadores para falar de temas inovadores, como transformação digital, o uso da inteligência artificial no contexto dos veículos inteligentes e o desenvolvimento de drones autônomos para corridas e entrega de mercadorias.

Outro tema de destaque é a aplicação de data science nos governos. Especialistas da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) discutirão os desafios, as alternativas e a visão de futuro da ciência de dados nas empresas de TI do setor público.

Oficinas

A Inova 2020 também terá eventos em que os participantes poderão colocar em prática o conhecimento aprendido, e que, por isso, precisam de inscrição prévia.

É o caso do workshop AWS DeepRacer, uma simulação de corrida virtual de veículos autônomos; e os hands-on para construção de sensor de nível de água com ajuda de crianças e o de programação de um token ERC20 em blockchain. As inscrições para essas oficinas podem ser feitas no site da Semana.

Ressignificando o futuro

O tema da Inova este ano, “Ressignificando o futuro”, tem o intuito de incentivar os participantes a debater propostas e ideias que tragam novo sentido para nossas ações e projetos, em um contexto de profundas mudanças.

Roberto Reis – Diretor-presidente da Prodemge

“É um evento dedicado a promover a inovação, o conhecimento e a troca de experiências entre órgãos e entidades da área pública, academia e iniciativa privada, com destaque para a abertura à participação do público nesta edição”, afirma o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.

“Essa pluralidade enriquece a Semana e fomenta a união de esforços no compartilhamento de soluções inovadoras que tragam benefícios para a sociedade”, incentiva.

Márcio Arbex da TIBCO participa do CONIP 2020

PRODEMGE lança sua AC de primeiro Nível

ACMinas e Prodemge firmam parceria em Certificação Digital ICP-Brasil

Projetos latino-americanos se destacam no desafio em blockchain, BlockchAngel

ITI participa do VIII Comitê Executivo de Certificação Digital da CNDL e apresenta a evolução da ICP-Brasil

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin