Serviço exclusivo do aplicativo Meu Gov.br usa o reconhecimento facial e evita deslocamento até as agências para a prova de vida do INSS
A ampliação da prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi anunciada nesta terça-feira (23).
Agora, 5,3 milhões de pessoas em todo o país poderão utilizar o serviço que retira a exigência do deslocamento até as agências para garantir o recebimento de benefícios do instituto. A comprovação é feita por meio de reconhecimento facial.
Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o serviço será ampliado gradativamente, já que o INSS tem 36 milhões de beneficiários.
A prova de vida digital foi iniciada em agosto do ano passado como um projeto-piloto, do qual participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.
A prova de vida deve ser feita pelo aplicativo Meu gov.br. Já o aplicativo Meu INSS deverá ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após fazer o procedimento.
Os segurados do INSS que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar que estão vivos todos os anos.
O ato é uma forma de garantir segurança para o próprio cidadão e evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Identificação por biometria
O serviço com o uso de biometria facial digital utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa do processo de identificação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por isso, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. É importante também ter celular com câmera fotográfica.
O serviço foi desenvolvido pelo INSS em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia; a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Passo a passo
No aplicativo Meu Gov.br, os segurados serão encaminhados para fazer a biometria facial.
Após permitir o uso da câmera do celular, o usuário utilizará dados da CNH para fazer a captura facial. É preciso, então, fotografar o rosto dentro da área circular indicada e a validação estará concluída.
O Meu Gov.br pode ser baixado na Play Store e na App Store
O Meu INSS pode ser baixado na Play Store e na App Store
Fonte: GOV.br
INSS fará prova de vida por biometria no celular
A Covid-19 e a Revolução Digital do INSS
INSS Digital: tudo o que você precisa saber – Ouça
Solução de Prova de Vida da CredDefense evita uso de foto da foto nas autenticações digitais
Assista a entrevista a seguir sobre Prova de Vida
Biometria sem prova de vida está com os dias contados
Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense que é uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro com foco em combate a fraudes
Segundo Volpini, a biometria facial sem a prova de vida está com os dias contados uma vez que a indústria hacker já consegue simular o mach – a correspondência – entre a foto utilizada na originarão do cadastro e para a autenticação para uma determinada transação.
Solução de Prova de Vida da CredDefense evita uso de foto da foto nas autenticações digitais
INSS fará prova de vida por biometria no celular
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!