Ganhos de produtividade e no fluxo de caixa compensam o investimento em Inteligência Artificial com o uso de assinatura
A digitalização em velocidade recorde, impulsionada pela pandemia, transformou também a forma como as empresas passaram a enxergar o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) e a ciência de dados.
Inicialmente adotada com mais sucesso pelas grandes líderes, em 2020 esse tipo de tecnologia foi a responsável por garantir a sobrevivência e a recuperação de um número maior de empresas.
Aquelas que já contavam com tais ferramentas puderam simular cenários e tomar decisões com mais agilidade. Tal constatação é apontada tanto pela McKinsey Global Institute, em um estudo divulgado em outubro, quanto pelo relatório 2020 da ISG Provider Lens™ – Analytics Solutions and Service Partners, divulgado em janeiro de 2021.
Enquanto o primeiro estudo traça um cenário sobre a adoção da Inteligência Artificial e de Advanced Analytics (AA) na América Latina, o segundo aponta fornecedores capazes de entregar soluções compatíveis com os compradores desse mercado, desde a infraestrutura, até análise de dados.
Em comum, ambos os estudos apostam na adoção dessas tecnologias em escala, para garantir o ganho de produtividade que as empresas da América Latina precisam para melhorarem sua competitividade e garantirem o crescimento econômico que a região necessita. E também concordam que a adoção dessas tecnologias ainda está defasada por aqui.
Atenta à esta necessidade do mercado, a UNISOMA, empresa que há 36 anos desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial e advanced analytics, inova ao trazer para o seu portfólio de serviços, o Prognos, uma ferramenta de previsão de demanda colaborativa por assinatura, que além de atender às grandes empresas do mercado, promete democratizar o acesso à tecnologia.
Com cases de sucesso nas grandes líderes de mercado, a empresa atuava somente com projetos sob demanda. Como em toda nova tecnologia, a Inteligência artificial começa a ganhar mais adeptos conforme as soluções vão se tornando mais acessíveis.
“Sistemas que antes, devido ao seu custo de desenvolvimento, eram acessíveis somente às grandes empresas e eram totalmente feitos sob medida, hoje apresentam uma versão por assinatura, intuitiva, flexível e inteligente, permitindo que empresas de diferentes portes consigam incorporar inteligência artificial ao seu processo de previsão de demanda”, explica Luciano de Moura, Sócio e diretor Comercial da UniSoma.
Sobre o potencial do mercado, a aposta da UNISOMA ganha sustentação nos números da McKinsey Global Institute. De acordo com estimativas de seus estudos, “o valor a ser liberado pelo uso de IA/AA na América Latina é de cerca de $0,6 a 1 trilhão anualmente em ganhos de produtividade”.
O estudo registrou ainda que “as organizações com fortes práticas e capacidades de Advanced Analytics registram taxa de crescimento anual composta para receita e EBIT 4,2x e 1,9x maior que de seus pares, respectivamente”.
Porém esse potencial todo está represado. Uma enquete da Ciclo Marketing realizada com 528 executivos inscritos no Webinar “A Jornada de Analytics em Supply Chain”, em agosto de 2020, apontou que menos de 30% das empresas brasileiras contam com essas ferramentas de Advanced Analytics já incorporadas em sua gestão.
Os outros 70% classificaram que em suas companhias a maturidade de Analytics está de moderada para baixo. A amostra foi composta por representantes de empresas de grande e médio porte, dos mais variados segmentos, sendo aproximadamente 70% delas do setor industrial, 20% de serviços e 10% do agronegócio.
Moura destaca que o comprometimento com a Jornada Analítica deve começar pelas lideranças e áreas estratégicas da empresa, para projetos em escala implementados com sucesso.
“Uma cultura analítica é geralmente construída com a inter- relação entre pessoas, processos, dados e ferramentas. Ou seja, os processos precisam ser mais automáticos e demandarem menos interação humana; As pessoas precisam ter a cultura de Analytics, de experimentação, de deixar de executar, para analisar; Investir em ferramentas com base em Analytics, com inteligência artificial para dar suporte a essas decisões e por fim, cuidar da qualidade dos dados que precisam ser tratados com olhar de governança, estar acessíveis e confiáveis para dar suporte às decisões”.
Investimento X Benefícios com a Inteligência Artificial
O uso da inteligência artificial permite descobertas que seriam impossíveis no tratamento manual dos dados, o que garante uma vantagem competitiva em qualquer segmento e porte de empresa.
Enquanto que em uma ferramenta desenvolvida sob medida, o valor investido e do retorno financeiro dependem da complexidade do projeto e do tamanho do processo que será trabalhado, nessa nova modalidade por assinatura, o retorno tende a ser mais claro e rápido para as empresas.
Segundo Luciano de Moura, o payback das soluções desenvolvidas pela UniSoma acontece em menos de 12 meses, na maioria dos casos, e não são raros aqueles em que isso acontece na metade desse período.
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Sobre a UniSoma
Com mais de 35 anos de existência, a UNISOMA é uma empresa de tecnologia da informação com foco no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial. É reconhecida por seus projetos em “advanced analytics”, utilizando dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócio.
A empresa figurou como Product Challenger, pela primeira vez no Relatório 2020 ISG Provider Lens™ Analytics – Solutions and Service Partners, entre os 40 fornecedores selecionados em seis vertentes: serviços de ciência de dados, serviços de engenharia de dados, serviços de infraestrutura e integração em nuvem de dados, serviços de gerenciamento do ciclo de vida de dados, plataformas de auto serviço de analytics e B.I. como serviço e soluções de relatório de analytics.
Essa classificação reúne empresas que oferecem um portfólio de produtos/serviços e uma cobertura de exigências corporativas acima da média. Saiba mais em www.unisoma.com.br
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