Últimas notícias

Fique informado
Internet das Coisas: Chrysler faz primeiro recall de carros conectados

Internet das Coisas: Chrysler faz primeiro recall de carros conectados

27/07/2015

Internet das Coisas- A Fiat Chrysler anunciou nos Estados Unidos na ultima sexta-feira, 24/7, o que parece ser o primeiro recall de automóveis por conta de uma falha que permite o controle à distância dos carros, pela internet. Uma brecha na conexão 3G que possibilita controle da direção, motor, freios e quaisquer funções acionadas em 1,4 milhão de carros fabricados desde 2013.

Esse bug vem sendo demonstrado desde 2013 por dois hackers americanos, mas foi uma reportagem desta semana da revista Wired, que em seguida repercutiu na imprensa e TV americanas, que alertou para uma descoberta recente: a falha na conexão dos carros, que usa a rede da operadora Sprint, permite que eles sejam hackeados de qualquer lugar pela internet.

No aviso aos proprietários de Dodges, Rams e Jeep Cherokees a Fiat Chrysler explica que eles receberão um dispositivo USB para fazer a atualização do programa – na prática, um patch que supostamente fecha o backdoor encontrado no sistema de comunicação. “O recall se alinha à distribuição de software em andamento que isola veículos conectados de manipulação remota”, diz a fábrica.

Além disso, a empresa diz que desde a véspera foram tomadas “medidas de segurança em nível de rede que bloqueiam acesso remoto a certos sistemas do veículo e foram totalmente testadas e implementadas na rede celular em 23/7”. No caso, trata-se da rede 3G usada no desenvolvimento conjunto da Chrysler e da Sprint de um sistema proprietário chamado Uconnect que controla navegação e entretenimento, além de permitir chamadas de voz e um hotspot WiFi no carro.

O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<