Últimas notícias

Fique informado

ITI lança nova ferramenta para acompanhamento do processo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

13/02/2020

Spotlight

A Estônia já está aqui. Por Marcelo Buz

Artigo do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e uma comparação entre Brasil e Estônia.

18/02/2020

A evolução do processo judicial eletrônico. Por Ophir Cavalcante Junior

O processo judicial eletrônico (PJE) veio para atender esse novo momento e a exigência de uma prestação jurisdicional mais célere.

17/02/2020

Comitê Gestor normatiza emissão de certificado digital pelos Conselhos Profissionais Federais

A digitalização de documentos e processos em diferentes setores profissionais

13/02/2020

Lei de Informatização do Processo na pauta do Supremo Tribunal Federal – Por Marcos da Costa e Augusto Marcacini

A assinatura digital, tal como a assinatura manuscrita, permite conferir a autoria de uma manifestação escrita e, evidentemente, isto impede que esta seja substituída por outra, falsa, que não foi a intenção emanada pelo sujeito que praticou o ato.

11/02/2020

Identidade Digital na Europa. Prof. Jean Martina

O sistema de identificação digital na Itália funciona de forma similar ao Brasileiro.

09/02/2020

Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

A ampliação do uso do certificado digital no padrão da

06/02/2020

18 anos após, em um ano ITI encaminha solução dos navegadores com selo Webtrust SSL

“Será um grande marco para o Brasil e para o ITI. Resolveremos, de uma vez por todas, esse grande problema” diz Marcelo Buz do ITI.

07/02/2020

Entrevista exclusiva com a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Ângela Maria de Oliveira

As entidades que atuam na ICP-BRASIL e as que estão em credenciamento precisaram atualizar os documentos que descrevem seus procedimentos. Como fazer de forma correta?

15/12/2019

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI ao disponibilizar um portal para acompanhamento dos credenciamentos junto a ICP-Brasil, dá transparência ao sério trabalho que a autarquia realiza. Adicionalmente, dá ciência a sociedade brasileira de que existem processos e muitos requisitos a serem cumpridos pelos entes que se credenciam a ICP-Brasil.

Infelizmente, pelo desconhecimento dessa infraestrutura, ora apresentada pelo ITI, pela falta de entendimento em tecnologia, ou por defesa de interesses particulares, por vezes, algumas pessoas comparam e propagam assinaturas digitais produzidas com certificados emitidos em PKI – Public Key Infrastructure, em português ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas a outras soluções de autenticação e assinaturas eletrônicas.

Essa e outras iniciativas do ITI, vem colaborar para que a sociedade brasileira compreenda a robustez que existe por trás da sigla ICP-Brasil.”

ITI lança nova ferramenta para acompanhamento do processo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI lançou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, nova versão da ferramenta de acompanhamento do processo e das fases do fluxo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

O objetivo é dar ainda mais transparência ao processo de credenciamento das empresas candidatas a ingressar na infraestrutura e explicar de forma detalhada as etapas que compõem o credenciamento das diferentes autoridades da hierarquia de confiança. O aplicativo pode ser acessado pelo botão “Credenciamento” em destaque no site do ITI.

assinatura-digital-no-holofote

Marcelo Buz – Diretor-presidente do ITI

“Esta é mais uma entrega desta gestão do ITI para modernizar, dar transparência e agilidade no processo de credenciamento dos entes da ICP-Brasil”, anunciou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

Nesta nova ferramenta poderá ser acompanhada a fila de credenciamentos de empresas candidatas a Autoridades Certificadoras – ACs, Autoridades de Registro – ARs, Autoridades de Carimbo de Tempo – ACTs e Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs.

A estrutura do ITI está dividida em duas abas, “Atendimento” e “Pendências”, e apresenta a lista de acordo com o número do processo. Para as ARs está disponível a informação da quantidade de dias em que o processo encontra-se em determinada etapa.

Outra novidade para o usuário é o botão “Ajuda”, que disponibiliza os fluxos simplificado (tela de abertura) e completo (link abaixo da imagem) de cada etapa do credenciamento.

Nesta página também são encontradas explicações objetivas sobre as etapas de cada um dos perfis das entidades da infraestrutura. O item Ajuda está disponível pelo menu lateral à esquerda da tela ou no canto superior direito da página. Ao acessar pela segunda opção, a ferramenta abrirá o menu correspondente ao mesmo tipo de entidade cuja fila está aberta na tela do usuário.

Fluxo simplificado do credenciamento de ACs, ACTs e PSCs.

Na primeira versão da ferramenta online, lançada em dezembro passado, apenas estava disponível a informação sobre a fila das ARs, que, segundo a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Ângela Maria de Oliveira, representam o maior volume de pedidos de credenciamento.

“Com esta nova versão do ambiente de acompanhamento de credenciamento estamos dando ainda mais transparência aos processos e disponibilizando informações adicionais e detalhadas do fluxo completo para cada uma das entidades da ICP-Brasil. Pelo canal de acompanhamento pretendemos atender os principais pleitos dos candidatos”, declarou Oliveira.

Fluxo simplificado do credenciamento de ACs, ACTs e PSCs.

  Confira a nova versão da ferramenta de acompanhamento dos credenciamentos da ICP-Brasil

 

Fonte: ITI

Resultado além da economia. Por Marcelo Buz

Janeiro bate recorde de emissões ICP-Brasil em relação aos anos anteriores

Site reúne serviços que utilizam certificação digital ICP-Brasil

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! ITI

  Explore outros artigos!