Últimas notícias

Fique informado

ITI realiza reuniões para debater a atualização do DOC-ICP-05

14 de outubro de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realizou sexta-feira (09/10) e terça-feira (13/10) duas importantes reuniões – por videoconferência – para debater o documento Requisitos Mínimos para as Declarações de Práticas das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil – DOC-ICP-05

A sistemática de encontros visa garantir a participação de todos os entes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil nas decisões sobre os rumos e tendências da certificação digital. Quarenta pessoas participaram da última reunião, estando disponível todo o corpo técnico do ITI e a Procuradoria Federal Especializada (PFE).

Inicialmente a atualização do documento foi motivada pelo Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019 e pela Resolução CG ICP-Brasil nº 161, de 17 de abril de 2020, e acatando o cronograma definido na Portaria nº 16, de 02 de abril de 2020 que determina que a atualização do documento deve ocorrer até novembro deste ano, o ITI propôs a discussão.

Os assuntos e temas da atualização da norma contemplam, entre outros, algumas inovações na emissão de certificados digitais, suas relações com outros documentos que identificam o cidadão brasileiro e o uso de tecnologias para os processos de emissão de forma digital.

Estratégias sobre segurança, gestão da informação e controle dos novos procedimentos foram discutidos entre os participantes, entre demais pontos sobre metodologia e mercado.

A reunião foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, e estiveram presentes além de assessores e membros da equipe técnica do ITI, representantes da AARB, ABRID, ANCD, ANCert, ATID, AC Defesa, Bry, Certisign, DigitalSign, Fenacon, Imesp, Receita Federal, Safeweb, Serpro, Soluti e Valid.

Fonte: ITI

Encontro de ACs debateu emissão primária por videoconferência e o cenário da certificação digital

Entrevista com Célio Ribeiro sobre a nova identidade civil dos brasileiros com padrões internacionais

Novo Sistema do IBAMA, com certificado digital, tornará mais ágil o processo de licenciamento ambiental