Últimas notícias

Fique informado

ITO: Como a Sociedade 5.0 pode transformar os serviços de TI das empresas

6 de maio de 2021

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

ITO (Information Technology Outsourcing) surge como uma ferramenta extremamente importante para as companhias neste período

Por João Paulo Nieto

João Paulo Nieto – Diretor Executivo da Digisystem

A transformação digital tem sido pauta recorrente há algum tempo na agenda prioritária das empresas brasileiras, que cada vez mais precisam investir em serviços de tecnologia de ponta para atender às demandas imediatistas do mercado.

Com a crise inesperada no ano de 2020, as organizações se viram ainda mais pressionadas a investirem na inovação de seus serviços, de maneira rápida e segura. 

Neste sentido, ITO (Information Technology Outsourcing) surge como uma ferramenta extremamente importante para as companhias neste período e, a terceirização dos serviços de TI, tornou-se necessária para garantir fôlego extra neste mercado cada vez mais exigente e competitivo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação -, estima-se que até 2024 serão necessários 420 mil profissionais de tecnologia da informação para atenderem o setor no Brasil.

Além de uma solução viável para empresas de todos os portes, a terceirização dos serviços de TI contribui para que os objetivos de negócios sejam alcançados com mais facilidade e em menor tempo.

O ITO aprimora a qualidade dos serviços, a experiência do cliente em toda a jornada de atendimento, além de proporcionar maior confiabilidade na entrega dos serviços, com maior disponibilidade e otimização de tempo e custo. Ao terceirizar os serviços de TI, as organizações garantem padronização, automatização de processos, bem como um rápido retorno de investimento (ROI). 

Benefícios e desafios da terceirização dos serviços de TI

É importante ressaltar que uma entrega de qualidade de ITO trata-se de uma via de mão dupla. De um lado é preciso contar com a empresa prestadora do serviço, que deve ser flexível e saber como apresentar sua metodologia, tecnologia, processos e soluções inovadoras.

Do outro, existe o lado da empresa contratante, a qual precisa estar disposta a realmente realizar a transformação dentro do seu ambiente de trabalho. Não basta a companhia terceirizada chegar com a sua solução se a empresa contratante não estiver aberta a implementar as mudanças e entender a importância da customização dos serviços.

A partir do momento em que as duas empresas entram em um consenso e o trabalho começa a fluir, os benefícios do ITO aparecem. Uma das primeiras vantagens é o aumento da produtividade, uma vez que os colaboradores passam a dedicar sua atenção em tarefas mais estratégicas.

A melhoria e maior disponibilidade dos processos de TI, acontece com a automatização, revisão e avanço de todos estes processos. Além disso, o ITO promove rapidamente a redução de custos na estrutura de TI e burocracias envolvidas na contratação de profissionais e treinamentos, responsabilidades também da empresa terceirizada.

Como a sociedade 5.0 pode transformar o ITO?

Antes de ser conhecido o conceito de Sociedade 5.0, tudo era muito focado apenas na tecnologia – qual será utilizada, qual é a melhor, por que utilizar – e as decisões eram tomadas baseadas no recurso tecnológico e não nas necessidades do ser humano.

É imprescindível quebrar esse paradigma e direcionar o foco na necessidade do ser humano em primeiro lugar, ou neste caso, de um conjunto de pessoas que formam uma empresa.

Ao desenhar um escopo de projeto de ITO, por exemplo, a companhia terceirizada deve analisar a real necessidade do cliente e, a partir dela, desenvolver tecnologias customizadas e direcionadas para atender o objetivo desejado.

A única maneira de transformar o ITO a partir dos conceitos da Sociedade 5.0 é aplicando-os na prática, ou seja, focando sempre na solução do problema e na satisfação do cliente.

Partindo do princípio de que o grande pilar da Sociedade 5.0 é colocar o ser humano no centro de tudo, é preciso deixar de pensar em tecnologia e em processos como a questão principal e passar a enxergá-la como uma ferramenta capaz de auxiliar o ser humano da melhor maneira possível.

Atualmente, as empresas brasileiras estão passando por um nível de amadurecimento para aplicar os conceitos de Sociedade 5.0 no ITO, visto que esta é uma tendência real e iminente.

Anteriormente, a tecnologia ocupava uma porcentagem muito pequena de impacto nos negócios das empresas, porém, hoje se ocorre um problema na área de TI possivelmente os prejuízos serão enormes para os negócios, como por exemplo, incidentes de segurança da informação e indisponibilidade do ambiente de TI, que resultam em entraves na operação e geram prejuízos altíssimos.

Portanto, hoje a tecnologia está conectada a tudo dentro da empresa. Por este motivo, as empresas devem cada vez mais investir no fortalecimento dos seus serviços de TI.

Com LGPD em vigor, Digisystem cria área de Data & Risk para auxiliar empresas na gestão e jornada de dados

COVID-19: Digisystem realiza implantação de sistema de gestão no hospital de campanha do Complexo Esportivo do Ibirapuera

Elsevier e Digisystem criam série de lives para levar conhecimento especializado para profissionais da área de saúde

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!