ITS Rio protocola na Câmara ato para aceitação de assinaturas eletrônicas em leis de iniciativa popular
Brasileiros e brasileiras poderão usar seu celular para assinar projetos de lei de iniciativa popular. Aplicativo Mudamos do ITS já está disponível para ser baixado.
O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), em conjunto com o Movimento contra a corrupção eleitoral (MCCE) e as entidades que o compõem, protocolaram, dia 30/03, na Câmara dos Deputados em parceria com o Deputado Alessandro Molon a indicação formal de um ato para regulamentar assinaturas eletrônicas em projetos de lei de iniciativa popular, garantindo assim que essa forma também seja válida.
A iniciativa é importante porque o ITS Rio acaba de lançar o aplicativo Mudamos+, que permite a assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de forma certificada, segura e praticamente infraudável.
O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente nas principais lojas, como AppStore e Google Play.
O evento aconteceu hoje no Salão Verde da Câmara dos Deputados, às 12h, com grande cobertura de mídia. O coordenador da área de Democracia e Tecnologia do ITS Rio, Marco Konopacki, foi entrevistado para o Jornal Nacional e falou sobre a importância de usar a tecnologia para fortalecer a democracia e os canais de participação.
A Constituição brasileira de 1988 criou um mecanismo de democracia direta que funciona da seguinte forma: se 1% dos eleitores assinarem uma petição em apoio a uma nova lei, o Congresso brasileiro deve reconhecê-la como um projeto de lei proposto pelo povo e votá-lo como tal. Hoje, seriam necessárias cerca de 1,5 milhão de assinaturas para isso.
No entanto, a única forma até agora para coletar assinaturas era o papel. Nossa tecnologia foi desenvolvida especificamente para essa finalidade. Ela cria um registro único e imutável dessas assinaturas. Esse registro é facilmente auditável, diferentemente do papel. Devido à tecnologia do blockchain, conjugada com outros mecanismos de certificação que adotamos, a probabilidade de fraude é próxima a 0%.
A tecnologia nos proporciona agora meios concretos para fazer valer o prestígio que nossa Constituição conferiu à democracia direta.
Sobre o assunto, o diretor do ITS, Ronaldo Lemos, afirmou:
“Acreditamos que essa tecnologia poderá mudar a relação entre representantes e representados, reforçando a confiança na democracia e concretizando a Constituição de 1988 para a era digital”.
Já o coordenador de tecnologia e democracia do ITS, Marco Konopacki, disse sobre o lançamento:
“Nosso aplicativo possui o código totalmente aberto, é livre, gratuito e pode ser usado e implementado por quem quiser. Ele é uma ferramenta que criamos para todas as pessoas no Brasil”.
O ITS Rio é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos.
A sua equipe possui mais de dez anos de expertise nas capacidades de: (i) identificar oportunidades e desafios das tecnologias emergentes e suas ramificações, realizando pesquisas sobre a gama de questões legais relacionadas; (ii) analisar questões a partir de perspectivas múltiplas (legal, econômica, social, cultural), destacando aspectos críticos, particularmente ligados a direitos fundamentais e capazes de ampliar desigualdades sociais; (iii) fazer com que as questões envolvidas nas tecnologias – suas promessas e ameaças – sejam compreendidas de forma clara para policy makers, experts, ativistas e o público em geral a nível nacional, regional e internacional; (iv) mobilizar forças progressivas para promover oportunidades ou se opor a ameaças, e desenhar colaborações entre públicos de interesse relacionados ao bem público; e (v) proporcionar expertise e perspectivas independentes em parceria com universidades, atores da sociedade civil, do setor privado e agências governamentais.
Formado por professores e pesquisadores de diversas instituições como UERJ, PUC-Rio, FGV, IBMEC, ESPM, MIT Media Lab, dentre outras, o ITS conta com uma rede de parceiros nacionais e internacionais e tem, dentre os seus focos de atividade, os debates sobre privacidade e dados pessoais, direitos humanos, governança da internet, novas mídias, comércio eletrônico, inclusão social, educação digital, cultura e tecnologia, propriedade intelectual, dentre outros temas.
O ITS é um hub pluri-institucional, convergindo para suas atividades especialistas que possam, a partir de suas distintas formações e vínculos acadêmicos, refletir sobre o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e seus impactos na sociedade.
Fonte: itsrio.org
Assinar documentos eletrônicos para eliminar de papéis, agilizar processos e reduzir custos com armazenamento.
Alerta aos titulares de certificados digitais ICP-Brasil
O uso dos certificados digitais ICP-Brasil não é restrito as aplicações
Stefanini e Clicksign apostam em assinatura eletrônica
Plataforma ofertada possibilita a assinatura de documentos on-line de maneira
Assinatura Eletrônica e Digital são a mesma coisa?
Por Ricardo Theil Se olharmos para a terminologia das palavras
Plataforma de assinatura digital mobile | White Paper – Desenvolvedor
O Certillion é uma plataforma de assinatura digital
Certisign inova e lança Certificado Digital Mobile
A Certisign traz ao mercado o Mobile ID
Área hospitalar adere à tecnologia da certificação digital – Certillion health, plataforma mobile
Certillion health – plataforma mobile da Soluti traz: agilidade, segurança e facilidades ao setor de saúde
Conheça o s-Doc | Portal de assinatura da Safeweb
O s-Doc é o portal de assinatura da Safeweb com assinatura mobile
Assinatura eletrônica pelo celular