O ministro digital japonês, Kono Taro, declarou na última quinta-feira ao Jornal WIO que o governo do Japão está considerando seriamente ingressar no sistema de pagamento UPI da Índia.
Falando com o correspondente da WION, Sidhant Sibal, o ministro Taro disse: “O Japão e a Índia estão tentando promover a cooperação digital. Levamos a sério a adesão ao sistema de pagamento UPI da Índia e também contemplamos como podemos reconhecer mutuamente o EID, começando com a cooperação para aumentar a interoperabilidade. O G7 concorda em estabelecer uma nova estrutura com um novo secretariado sobre fluxo de dados transfronteiriços e esperamos que o governo indiano se junte a esta estrutura.”
Falando sobre a revolução digital da Índia, o ministro japonês afirmou que está surpreso em ver a Índia dar um salto neste setor. Taro afirmou que o UPI é um “sistema de pagamento muito conveniente” que “pode aumentar a interoperabilidade entre os governos”. “Poderia ser outro padrão de pagamento transfronteiriço”, disse ele.
O ministro também falou sobre inteligência artificial e as crescentes preocupações e oportunidades em torno dela. Ele enfatizou a necessidade de regulamentar e coibir notícias falsas que circulam usando IA.
“A IA está avançando muito rápido. O G7 está tentando criar um fórum para discutir como regulamos e prevenimos ações maliciosas de alguns elementos. Entre os países democráticos, a IA é uma grande oportunidade, mas traz alguns riscos. Estamos preocupados com sua influência na democracia. Os líderes globais precisam se unir e pensar como regular e conter as notícias falsas que se espalham usando a tecnologia de IA.”
Ele também apreciou a cooperação compartilhada entre Índia, Japão e o QUAD e espera que as duas nações com economias UPI possam trabalhar juntas em pagamentos digitais.
A manifestação do desejo do Japão de ingressar no sistema UPI da Índia ocorre pouco depois de a Índia concluir um acordo com sete países da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) para a adoção de seu modelo de construção e implantação de infraestrutura pública digital.
Aadhaar é um número de identificação individual de 12 dígitos emitido pela Autoridade de Identificação Única da Índia em nome do Governo da Índia. O número serve como prova de identidade e endereço, em qualquer lugar da Índia.
Recentemente publicamos o case social da India, parte do projeto Aadhaar. Alimentando o maior sistema de autenticação biométrico do mundo onde a HID Global, VISIONTEK e Aqtronics trabalharam, minuciosamente, para fornecer uma solução de autenticação biométrica rápida, segura e precisa para impulsionar o Sistema de Distribuição Pública da Índia. A “joia da coroa” desse projeto é o leitor de impressão digital HID Global TouchChip® TCET incorporado ao terminal POS Mobile GL-11 que trabalha de forma confiável mesmo em circunstâncias desfavoráveis para ler – com precisão – as impressões digitais como: poeira, pouca luminosidade, calor, umidade, sujeira, suor, secura, henna ou impressões digitais desgastadas.
O ministro chamou a parceria de “um reconhecimento significativo dos esforços da Índia para ter um crescimento digitalmente inclusivo em escala global”.
A infraestrutura pública digital da Índia, como o ID digital Aadhaar, e os aplicativos baseados nele, como a Interface Unificada de Pagamentos (UPI), a carteira digital DigiLocker e o certificado de vacina CoWin COVID, têm sido um ponto de grande atração para alguns países.
A UPI, por exemplo, é creditada por ter aumentado significativamente a inclusão financeira no país ao facilitar os pagamentos, com um total de 38 bilhões de transações concluídas na plataforma em 2021.
Com informações de WIO News e Biometrics Update
Case: Alimentando o maior sistema de autenticação biométrico do mundo
Tecnologia biométrica inclui pessoas sem identificação com facilidade e rapidez
Executivos da NEC na Índia afirmam que as redes precisam ser abertas, confiáveis e seguras
Na Índia, violação de dados atinge Amazon e o processador de pagamentos de Swiggy
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!