Objetivo é contribuir para elevar o índice do diagnóstico precoce nos casos de câncer em crianças e adolescentes para 80% no Brasil
A KPMG no Brasil, por meio da Leap, plataforma criada em parceria com a Distrito, desenvolveu um projeto para identificar as variáveis e potencial solução destinada a contribuir para o combate ao câncer infantojuvenil.
“Atualmente, a média de chance de cura no Brasil é de 64%, no entanto, nos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as chances podem chegar em 80%. Atuando como agente de transformação digital em prol da causa da oncologia pediátrica, a KPMG & Distrito Leap desenvolveu um trabalho para maximizar a atuação em prol dos pacientes e suas famílias. Podemos traduzir a iniciativa como salvar mais vidas”, afirma o sócio de Inovação e Transformação Digital da KPMG no Brasil, Oliver Cunningham, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura em crianças e adolescentes.
Segundo o executivo, foram investidos dez meses de trabalho, envolvendo cinco colaboradores, em caráter pro bono. Foi possível, assim, identificar causas e encontrar soluções para temas como falta de informação sobre a doença, disponibilização de histórico e prontuário para médicos e, por fim, acolhimento ao paciente e à família.
Diante disso, as atividades foram desenvolvidas para dois grandes grupos: médicos e especialistas; e acompanhantes.
“Automatizamos um checklist de sintomas, criamos fóruns, treinamentos EAD, aplicativo para a família ter acesso a um prontuário digital, bem como outras ações de infraestrutura e suporte aos pais e responsáveis. Tudo isso para agilizar os atendimentos, diagnóstico e tratamento. O conceito ‘anticipate tomorrow, delivery today’, que direciona nossa firma, nunca pôde ser tão bem empregado em um projeto”, destaca Oliver.
Para o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, toda ajuda é muito importante para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil no país. Ele destaca ainda que o câncer é uma doença que não espera e o tratamento não pode parar.
“O tempo entre a percepção de sinais e sintomas do câncer e a confirmação do diagnóstico são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. No Brasil, esse intervalo ainda é longo, o que leva muitos pacientes a chegarem ao tratamento já em fase avançada da doença, dificultando as chances de cura e os resultados positivos de tratamento, além do risco de deixar muitas sequelas nos pequenos pacientes. Por isso, esse projeto vai trazer grandes benefícios para a causa. Juntos somos mais fortes e vamos ainda mais longe na nossa missão”, destaca Francisco Neves.
Impacto positivo no mundo
O presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul, Charles Krieck, ressalta que a ação está alinhada ao objetivo de causar um impacto positivo no mundo.
“Ao aproveitar o poder de convocação, recursos digitais e especialização, a KPMG tem a oportunidade e a responsabilidade de ajudar a moldar e liderar alguns dos temas mais críticos que o mundo enfrenta. A empresa já fez alguns avanços importantes, mas ainda tem um longo caminho a percorrer”.
Após o Instituto Ronald McDonald reunir parceiros para o restante do projeto, a KPMG & Distrito Leap permanecerá responsável, ainda em trabalho pro bono, por todo desenvolvimento do plano e acompanhamento de suas métricas.
“Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa e nos sentiremos ainda mais realizados ao vermos todo o resultado e benefícios que ela pode gerar”, finaliza Oliver.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
KPMG é líder global em Inteligência Artificial, diz The Forrester Wave
KPMG mostra como empresas podem proteger-se de crimes durante a pandemia
ABES e KPMG juntas em webinar para debater o futuro das startups em “novos tempos”
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!