Últimas notícias

Fique informado

Linguagem R mantém crescimento e pode se tornar a mais popular de 2020

10/08/2020

Spotlight

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

PLV 32/2020 passa pelo Senado!

Senado Federal aprovou nesta 3ª feira 1º de setembro o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 32/2020, oriundo da Medida Provisória (MP) 983/2020

01/09/2020

4 maneiras reais de vazar os dados da sua empresa

Algumas histórias sobre como é fácil acidentalmente vazar informações e dados sensíveis para o público.

22/07/2020

Dez dicas da Forcepoint para potencializar o home office sem riscos à cibersegurança

Forcepoint alerta para riscos que companhias correm ao adotar o trabalho remoto sem a estrutura de segurança necessária, leia mais sobre.

18/03/2020

Pesquisas em universidades podem ter impulsionado popularidade de linguagem R durante a pandemia, indica índice Tiobe

A classificação de linguagens de programação mais populares da Tiobe tem um favorito para o top de popularidade de 2020. A subida expressiva do R no índice fez com que a linguagem saltasse 12 pontos de agosto de 2019 – quando ocupava o 20º lugar – a agosto deste ano.

Ela ocupa o oitavo lugar pelo segundo mês consecutivo. Go, Swift e SQL lutam pela posição #10 no índice Tiobe.

R tornou-se a única linguagem a entrar no top 10 desde o ano passado. Em maio deste ano, caiu do top 20 pela primeira vez em três anos. Segundo o site ZDNet, não há um consenso sobre o crescimento exponencial da linguagem.

O índice especulou que a linguagem poderia ser vítima de consolidação na programação estatística, com mais desenvolvedores gravando em direção a Python.

“Uma possível razão para isso é que a programação estatística está encontrando seu caminho da universidade para a indústria hoje em dia, e o Python é mais aceito pela indústria”, disse Tiobe na época.

Paul Jansen – CEO da Tiobe Software

Conforme aponta o ZDNet, Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, disse em julho que acredita que R e Python se beneficiaram da demanda das universidades e dos esforços globais para encontrar uma vacina para o vírus da Covid-19. “Os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram”, escreveu Jansen na atualização de julho.

Uma pesquisa da StackOverflow, em 2017, descobriu que R era a segunda linguagem mais visitada das universidades atrás do Python. Ele também descobriu que os dois maiores grupos que usam R são acadêmicos de ciências sociais e biologia, seguidos de perto pelo setor de saúde, diz o site.

As classificações do índice são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores de terceiros. Mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para calcular as classificações.

Entretanto, segundo o ZDNet, alguns desenvolvedores questionam a medida usada para calcular a popularidade. De qualquer maneira, o analista de desenvolvedores RedMonk calcula que R nunca será uma das 10 principais linguagens por causa de seu público especializado.

No entanto, observou recentemente que R ilustra a “notável popularidade de uma linguagem cujo uso é restrito para todos os efeitos a um único domínio – aqueles que trabalham e operam com dados”, de acordo com o site.

O R também não aparece na lista dos 10 melhores do GitHub para 2019, liderada por JavaScript e seguida por Python, Java, PHP, C#, C++, TypeScript, Shell, C e Ruby.

Os 10 principais de agosto deste ano em ordem decrescente são C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, R, PHP e SQL. O índice destaca a luta pela posição #10 no índice Tiobe entre Go, Swift e SQL. Swift perdeu 2 posições este mês (do 10 ao 12). O SQL assumiu o controle e está de volta ao top 10 desta vez.

Fonte: CIO

Mais de 30% dos brasileiros se acha “comum” demais para ser hackeado

Crise de habilidades de carreira em cibersegurança piora pelo quarto ano consecutivo

Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner

Confira mais sobre cibersegurança e criptografia no Crypto ID! linguagem

  Explore outros artigos!