Últimas notícias

Fique informado

Mario Sampaio da Certisign fala sobre o uso da assinatura digital e eletrônica nos processos de RH. Ouça

18 de dezembro de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Certisign apresenta solução de votação à distância neste domingo. Ouça

A Certisign, especialista em soluções digitais, é uma das empresas que atendeu ao chamamento público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para propor uma alternativa tecnológica que viabilizasse a votação on-line

13 de novembro de 2020

A Certisign explica o uso da assinatura e os certificado digital para a equipe de RH

Ainda que gradativamente as empresas estejam retomando suas atividades, muitas seguem em home office e têm planos de manterem suas operações à distância quando a pandemia terminar.

Neste cenário, os pedidos de férias, aceite de banco de horas e de folha de ponto e admissões e demissões não podem parar. 

E como é que ficam as assinaturas destes documentos? A resposta é simples: utilizando-se uma assinatura digital ou eletrônica. 

Assinatura digital e eletrônica de documentos

Na Certisign, empresa especialista em identificação digital, autenticação e gestão de identidades e acessos, a tramitação e assinatura da documentação dos colaboradores está 100% digital. A empresa já tinha cerca de 80% dos processos on-line. Com a Covid-19, rapidamente, os demais 20% migraram para o eletrônico também.

Mario Sampaio – Gerente de Recursos Humanos da Certisign

Nós já estávamos neste processo de migrar a tramitação dos documentos de Recursos Humanos para o digital. Como alguns deles envolve, além de mudança de cultura, um alinhamento com o sindicato, nós começamos com a assinatura da folha de ponto e gradativamente expandimos para os demais. Hoje, posso dizer que todos os documentos referentes à administração pessoal estão no formato eletrônico e, com isso, ganhamos agilidade nos processos e reduzimos custos”, explica Mario Sampaio, Gerente de Recursos Humanos da Certisign.

Certificado Corporativo

A formalização, ou aceite, das atividades de administração pessoal é realizada por meio da assinatura digital proveniente, neste caso, de um Certificado Corporativo. Todas as informações foram sistematizadas em plataformas desenvolvidas internamente.

Para solicitar as férias, por exemplo, o colaborador acessa o sistema, preenche as informações e assina o pedido. O gestor recebe a solicitação e autoriza. No mesmo momento, o RH checa as informações e programa o período de descanso. Pronto. O colaborador recebe o retorno, bem como o recibo de férias, de maneira on-line, e assina digitalmente”.

Com a migração destes processos para o eletrônico, a Certisign estima já ter economizado mais de 21 mil folhas de papel e, ainda, reduziu o tempo da tramitação de 5 dias para 3.

Há um outro ganho: o de organização da informação. Como tudo é realizado eletronicamente, temos a rastreabilidade e rápido acesso aos dados”.

Admissões à distância

Na contramão de muitas empresas, a Certisign, mesmo durante a pandemia, está contratando colaboradores. “O processo de admissão à distância funciona da seguinte maneira: o candidato envia a documentação digitalizada e assina eletronicamente o contrato pelo Portal de Assinaturas, plataforma que comercializamos e também usamos internamente, na qual é possível formalizar qualquer tipo de documento, sem papel e sem caneta”.

Assinatura digital e Certificado Corporativo

A assinatura digital é proveniente do uso de um Certificado Digital ICP-Brasil ou Corporativo. No caso dos processos de Recursos Humanos da Certisign, trata-se de uma assinatura digital resultante do uso de um Certificado Corporativo, que é emitido pela própria empresa aos seus colaboradores.

Ele pode ser usado para a assinatura de documentos internos, envio de e-mails e para a identificação segura nos sistemas da empresa. “O Certificado Corporativo, em resumo, é o RG do colaborador dentro da organização”.

Assinatura Eletrônica

Já a assinatura eletrônica, usada pela Certisign na formalização do contrato de trabalho, é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios.

Todas as soluções e infraestrutura tecnológica utilizadas pela Certisign na digitalização da área de Recursos Humanos são provenientes da própria companhia e podem ser replicadas em corporações de todos os tamanhos e segmentos.

Fonte: Certising Explica

CertiSign Alerta: QR Code, cuidado ao escanear – pode ser golpe!

Como instalar Certificado Digital A1? Ouça

Certisign cria área de Inteligência Artificial sob o comando de Marcelo Câmara. Ouça

Confira nossa coluna sobre certificados digitais e a coluna da Certisign para ler mais!

  Explore outros artigos!