Últimas notícias

Fique informado

Medidas antifraude: inteligência de dados é crucial contra golpes

20 de novembro de 2023

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

Os benefícios da terceirização da cibersegurança

A organização evita que falhas apareçam tanto nas suas ações habituais, como em momentos difíceis, a exemplo dos incidentes de cibersegurança

13 de dezembro de 2022

O que faz o profissional de pentest e por que ele se tornou peça-chave na cibersegurança das empresas

Especialistas responsáveis por testes de intrusão se tornam uma camada extra de proteção contra ataques virtuais a empresas

25 de novembro de 2022

Tecnologia permite avaliar, em tempo real, elementos fundamentais para identificar a legitimidade das operações, evitando fraudes “ao vivo”

A crescente preocupação com fraudes no ambiente digital tem colocado empresas e consumidores em alerta. Nesse contexto desafiador, a inteligência de dados se destaca como uma ferramenta essencial para combater tais ameaças.

Ela permite analisar informações em tempo real, dando recursos para que as organizações avaliem fatores como a localização do usuário, o dispositivo utilizado e o histórico de compras, garantindo a autenticidade das transações.

Eduardo Daghum, CEO e fundador da Horus Group, uma empresa especializada em análise de fraudes, ressalta que, à medida que as estratégias de fraude e golpes se tornam mais sofisticadas, a resposta deve ser igualmente avançada.

Para isso, a inteligência de dados desempenha um papel vital, fornecendo as ferramentas necessárias para identificar e combater ameaças em tempo real.

No Brasil, foram registradas alarmantes 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto durante o primeiro trimestre de 2023, de acordo com informações da startup de cibersegurança CAF – Empresa Antifraude Nacional. Isso ocorreu mesmo com o aumento de 11 vezes nos gastos com treinamento em segurança para equipes de TI entre 2021 e 2022, como aponta a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.

Assim, Eduardo destaca a urgência de lidar com atividades fraudulentas no ambiente digital e lista algumas medidas, baseadas na inteligência de dados, que podem ser implementadas por empresas e instituições. Confira:

Análise de Comportamento do Usuário

A inteligência de dados pode ser usada para criar perfis de comportamento do usuário, permitindo a identificação de atividades anômalas. Por exemplo, se um usuário geralmente faz compras em um local específico e, de repente, realiza uma transação em um país distante, isso pode acionar um alerta.

“A análise de comportamento do usuário é feita através do olhar atento da segurança digital. Ela auxilia a rastrear padrões e comportamentos que podem desencadear alarmes sobre atividades suspeitas. Ao analisar estes alertas, podemos detectar rapidamente qualquer desvio do padrão usual, o que nos ajuda a identificar possíveis ameaças e tomar medidas proativas para evitar fraudes”, comenta Daghum.

Verificação de Identidade

Nesse caso, a inteligência de dados pode ser usada para verificar a identidade de um usuário, comparando informações fornecidas com dados públicos e históricos. Isso serve para evitar roubo de identidade.

Detecção em Tempo Real

A análise de dados em tempo real permite identificar transações suspeitas no momento em que ocorrem. Isso é fundamental para prevenir fraudes “ao vivo”, como o bloqueio de transações fraudulentas antes mesmo que sejam aprovadas.

Monitoramento de Tráfego de Rede

Nesse aspecto, a inteligência de dados é usada para monitorar o tráfego de rede em busca de atividades suspeitas ou tráfego malicioso, como tentativas de invasão ou ataques DDoS (sigla em inglês para ataques Distribuídos de Negação de Serviço). I

sso pode envolver o rastreamento de um grande volume de solicitações provenientes de múltiplos endereços IP ou a identificação de anomalias no tráfego, como tráfego excessivo em um curto período de tempo.

“O monitoramento de tráfego de rede é como um farol que guia o caminho digital. Ele permite identificar ameaças antes que elas se aproximem demais, mantendo todo o sistema mais seguro. Cada pacote de dados é examinado minuciosamente em busca de comportamentos suspeitos ou tentativas de acesso não autorizadas”, conclui o CEO.

Sobre a Horus Group

Fundada em 2007, a Horus Group é especializada em serviços de prevenção a fraudes. A empresa atua em diversos segmentos, como e-commerces, companhias aéreas, delivery e produtos financeiros, atendendo grandes clientes, como iFood, Rappi e outros, inclusive com presença na América Latina.

IA generativa contribui com a segurança cibernética no setor financeiro

O desafio da cibersegurança na multicanalidade: segurança cibernética e proteção de dados sensíveis

Roteiro para uma carreira de sucesso em segurança cibernética

Em novembro de 2024, completaremos 10 anos que estamos no ar!! E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

TAGS

golpes