Últimas notícias

Fique informado

Mercado de auditorias e certificações será outro após a pandemia do coronavírus

26/05/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Benefícios do uso de certificado digital para órgãos públicos – Ouça

O certificado digital vem sendo muito importante para a transformação digital do governo brasileiro, entenda quais os benefícios.

13/01/2020

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março, que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus, empresas vêm buscado alternativas para lidar com os diversos tipos de impactos sobre suas operações

Por Mayara Zunckeller

Mayara Zunckeller – Gerente de operações na TÜV Rheinland

As certificadoras passaram a ter autorização para fasear eventos, sem prejuízo à qualidade da acreditação. Também receberam sinal verde para realizar auditorias remotas, via Skype, Teams, Zoom ou ferramentas semelhantes que permitam o compartilhamento de telas, bem como postergar as visitas em campo para depois do surto da Covid-19.

Em paralelo, a autarquia federal flexibilizou prazos: caso o calendário de recertificação fique comprometido por motivos exclusivamente relacionados à pandemia, haverá uma extensão da validade em até seis meses após a data original de vencimento. Incluem-se no ofício as certificações dos Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) ISO 9001, Ambiental ISO 14001 e PBQP-H/SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade.

As medidas são bem-vindas, visto que a acreditação de produtos e serviços, além de atestar o compliance com requisitos regulatórios, também garante maior vantagem competitiva e melhor posicionamento de mercado. Estes são elementos extremamente valiosos, principalmente agora.

Quando se opta pela auditoria à distância, a certificadora cria um cronograma, de forma que os procedimentos sejam divididos em duas etapas: a primeira inclui todas as ações remotas, enquanto a segunda embute as futuras verificações presenciais.

Essa forma de conduzir os trabalhos é vantajosa porque adianta ou mantem processos em curso, de modo que, ao final da pandemia, a conclusão e emissão de documentos permanecem ágeis para as empresas.

Certamente, a segurança da informação e o controle dos dados devem receber atenção, sobretudo nas organizações que ainda não se transformaram digitalmente. Ainda assim, cabe destacar que os únicos documentos compartilhados nessas acreditações online são aqueles relacionados aos sistemas de gestão – portanto, arquivos não confidenciais. Experiências recentes demonstraram a confiabilidade da solução.

No Brasil, a TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, já vinha fazendo auditorias remotas ao longo do último ano. Desde a publicação do ofício, a companhia conduziu de forma bem-sucedida 15 processos à distância. O desempenho, aprovado tanto por clientes como pela empresa, sinaliza uma evolução do mercado.

A tecnologia, que hoje viabiliza trabalhos de acreditação em caráter de excepcionalidade, deve se incorporar práticas corriqueiras. Geralmente, é assim que acontece: torna-se um caminho sem volta. A pandemia abre, portanto, uma oportunidade para que organizações abraçam de vez a cultura digital.

ITI informa sobre auditorias remotas pré-operacionais

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Certificado digital para servidores públicos federais de forma rápida e 100% online

Acompanhe o Crypto ID e leia as principais novidades sobre identificação digital!

  Explore outros artigos! ] i