De acordo com o que já publicamos no Crypto ID, o Brasil e a Índia vêm fortalecendo essa cooperação por meio de acordos que visam revolucionar as Infraestruturas Públicas Digitais, as chamadas DPIs. A matéria intitulada “Brasil e Índia Unem Forças para Revolucionar as DPIs – Infraestruturas Públicas Digitais“ destaca que a assinatura de termos de cooperação entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e instituições indianas, como o Instituto Internacional de Tecnologia da Informação de Bangalore, é um passo crucial para potencializar a transformação brasileira.
A matéria reforça que o intercâmbio técnico permite ao país adotar padrões que garantam a interoperabilidade entre bases de dados, assegurando a proteção conforme a LGPD e promovendo a inclusão de cidadãos que ainda enfrentam a exclusão digital. Neste contexto, a ministra Esther Dweck integra, a partir desta quinta-feira (19/2/2026), a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial a Nova Délhi.
A agenda é intensa e inclui a participação no Summit de IA, uma cúpula global voltada para a discussão do uso de inteligência artificial por governos e setor privado. Na sexta-feira, o Brasil organiza um painel sobre a aplicação dessas tecnologias no governo federal, contando com a presença da ministra Esther Dweck e dos titulares das pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação, Relações Exteriores, Saúde, Educação e Comunicações.
Para a ministra, a transformação digital e o uso de inteligência artificial no setor público são instrumentos estratégicos para construir um Estado mais verde, ético e preparado para enfrentar os desafios contemporâneos, sempre com a premissa de que soluções críticas devem contar com supervisão humana.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo eixo de melhoria dos serviços no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, leva para o Summit e para as reuniões bilaterais projetos inovadores. Entre os destaques estão a transformação do Cadastro Ambiental Rural em um bem público digital, a construção da Base de Dados do Brasil e o projeto Inspire, que visa criar plataformas de inteligência artificial para otimizar políticas públicas com base em dados qualificados e protegidos.
A comparação entre as experiências brasileiras, como o Pix e a Carteira de Identidade Nacional, e as indianas, como o UPI e o Aadhaar, serve de base para os diálogos com autoridades como Ashwini Vaishnaw, ministro da Eletrônica da Índia, e líderes globais como os CEOs da Anthropic e da Zoho Corporation.
Após o término da visita presidencial, a ministra permanecerá na Índia nos dias 23 e 24 de fevereiro para cumprir uma agenda própria com os setores público e privado, incluindo visitas técnicas ao Centro para o Desenvolvimento de Computação Avançada e ao Instituto Indiano de Ciência.
Polo de inovação tecnológica: Por que o Mundo Está de Olho na Índia?
Brasil e Índia Unem Forças para Revolucionar as DPIs – Infraestruturas Públicas Digitais
Plataforma desenvolvida na Índia pretende utilizar certificados digitais como prova de vacinação
Acompanhe as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia de segurança referente à requisitos técnicos e regulatórios. Levamos conhecimento e provocamos reflexões que sustentam decisões em transformação digital e cibersegurança. Temos a força do contexto que impulsiona a comunicação. Fale com a gente contato@cryptoid.com.br
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!
































