Aliança de ONGs para pessoas desaparecidas lança iniciativa global de reconhecimento facial
Uma nova aliança de organizações sem fins lucrativos dedicada a encontrar pessoas desaparecidas está planejando um uso inovador do reconhecimento facial para encontrar pessoas na Europa e na América Latina
A Associação espanhola SOSDesaparecidos lançou a Rede Internacional de Associações de Desaparecidos (RIAPD) juntamente com oito organizações sem fins lucrativos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
A Associação SOSDesaparecidos será a entidade coordenadora da rede internacional durante os próximos dois anos. Esta iniciativa planeja compartilhar metodologias e colaborar proativamente.
A associação SOSDesaparecidos lançou neste dia 1º de agosto a Rede Internacional de Associações de Desaparecidos (RIAPD) com o objetivo de agilizar os processos de busca de pessoas e diminuir o problema de desaparecimentos em cada um dos países membros.
A rede é formada por oito organizações sem fins lucrativos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Peru. A associação espanhola SOSDesaparecidos será a entidade coordenadora da rede internacional durante os próximos dois anos.
O primeiro projeto que a maioria dos seus membros terá em comum será a implementação e desenvolvimento da ferramenta de pesquisa de reconhecimento facial, promovida em Espanha pela Associação SOSDesaparecidos.
A campanha foi anunciada em 21 de julho de 2023, por oito organizações sem fins lucrativos que têm em comum a busca de desaparecidos e o apoio a seus familiares:
Crianças Desaparecidas Argentina, Associação de Apoio e Busca por Desaparecidos do Brasil (AABD), Chile Desaparecidos Foundation, Fundação dos Desaparecidos da Colômbia Huellas de Cristal, Associação de Familiares e Amigos dos Desaparecidos no Equador (Asfadec), Associação SOSDesaparecidos (Espanha), União Regional de Busca do Bajío , no México, e Capital Humano e Social Alternativo (CHS Alternativo) do Peru.
“RIAPD vai permitir a partilha de metodologias de trabalho”
Em conversa com elcierredigital.com, o presidente da SOSDesaparecidos, Joaquín Amills , destaca: “Estamos trabalhando na RIAPD há vários meses. Vamos ocupar um lugar muito importante da RIAPD, que nasceu sem orçamento e com a missão de ajudar, colaborar e formar uma grande união com vários países. Outros países da União Europeia pediram para ingressar na RIAPD, de modo que a partir de setembro incorporaremos essas outras organizações. Nossa intenção é conseguir uma proatividade significativa entre os países envolvidos com a intenção de trabalhar em novos protocolos e em diferentes formas de desaparecimento”.
“Vimos a necessidade de uma rede internacional de organizações sem fins lucrativos relacionadas a desaparecimentos. RIAPD se propone compartir metodologias de trabalho, como protocolos de desempenho e promover iniciativas internacionais que aumentem a divulgação de alertas e possibilitem a prevenção por meio do uso de ferramentas digitais, tornando-se assim um recurso para as autoridades governamentais de cada país”
“Buscamos trabalhar com desaparecimentos em muitos locais”
“Estamos muito entusiasmados com esta nova rede, acreditamos que era algo necessário. Mais uma vez, a SOSDesaparecidos é pioneira em uma iniciativa tão importante quanto poder atender os desaparecidos de diversas locais. Como sempre, a iniciativa privada está à frente das esferas governamentais e estamos demonstrando isso cada vez mais“, acrescenta Joaquín Amills .
A RIAPD é concebida como uma organização operacional que busca oferecer soluções para as realidades sociais de cada um dos países membros. Seus integrantes, portanto, devem enfrentar situações que vão desde desaparecimentos até casos de exploração de adolescentes e crianças passando por sequestros de pais e desaparecimentos que ocorrem devido a doenças neurodegenerativas.
Contatos para encontrar desaparecidos
Argentina: info@missingchildren.org.ar
Brasil: contato@portaldesaparecidos.org
Chile: info@desaparecidoschile.cl
Colômbia: dchuellasdecristal@gmail.com
Equador: secretaria@asfadec.org
Espanha e Europa: info@sosdesaparecidos.com
México: reportadesaparecido@gmail.com
Peru: atencion@chsalternativo.org
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas – Governo do Brasil
O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), definido pelo art. 5º da Lei nº 13.812/2019, está em construção e, quando em funcionamento, será composto tanto de informações públicas, destinadas a auxiliar a população em geral no fortalecimento das ações de busca de pessoas desaparecidas, quanto de informações sigilosas, direcionadas às instituições governamentais de segurança pública, com informações como impressões digitais e dados genéticos, igualmente importantes nas ações de localização de pessoas. O MJSP coordena um grupo de trabalho que atua na atualização, estruturação e integração de bases de dados para a consolidar o CNPD. A perspectiva é que o CNPD funcione de maneira integrada com outros sistemas já existentes, sejam eles do Executivo Federal ou não.
Consulte sempre o Ministério da Justiça e Segurança Púbica – Neste link!
Fonte: elcierredigital, SOSDesaparecidos e RIAPD
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Estudo de caso: o impacto de uma atualização do liveness ativo para passivo
O gerenciamento de ID digital desarticulado cria vulnerabilidade de IA generativa
A Plataforma MOSIP está pronta para a construção de um ecossistema mundial de ID digital
Recurso de replicação de voz pode ser uma ameaça potencial a esse tipo de biometria?
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.