Para especialista da coretech Qesh, soluções financeiras sob medida e menos burocráticas são aliadas na eficiência operacional de PMEs
À medida que a tecnologia continua a remodelar o cenário financeiro, as pequenas e médias empresas estão sendo beneficiadas com a evolução dos serviços bancários.
Os neobanks, bancos digitais nativos que operam exclusivamente online, têm desempenhado um papel fundamental na simplificação dos processos financeiros, fornecendo acesso 24 horas e garantindo mais segurança nas transações.
De acordo com o Global Neobanking Market and Trends 2023, o Brasil está entre os líderes mundiais quando o assunto é neobanks.
O número de fintechs, incluindo bancos digitais, quase triplicou de 2017 até 2021 no país. A facilidade de uso, a agilidade e a ausência de burocracia estão entre os principais motivos que levam essas empresas a escolherem os neobanks como sua principal opção bancária.
“Os neobanks têm se destacado por fornecer soluções financeiras inovadoras e personalizadas, adaptadas às necessidades específicas das pequenas e médias empresas. Ao oferecerem uma variedade de serviços financeiros, como contas bancárias, pagamentos, cartões pré-pagos personalizados e até mesmo empréstimos, os neobanks se tornaram parceiros essenciais para o crescimento e a eficiência operacional dessas empresas”, afirma Cristiano Maschio, CEO da Qesh.
A Qesh é uma coretech que utiliza tecnologia para ajudar empresas a estruturar a operação financeira digital, com soluções de vão de pagamento até um banco completo.
Segundo Maschio, um dos principais benefícios oferecidos pelos neobanks, e pela Qesh, é a simplificação de processos financeiros complexos.
“Por meio de interfaces intuitivas e plataformas fáceis de usar, as pequenas e médias empresas podem gerenciar suas finanças sem a necessidade de lidar com documentos físicos ou visitas presenciais aos bancos. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que os empreendedores concentrem seus esforços em atividades essenciais para o crescimento do negócio”, diz o executivo.
Outro ponto relevante, de acordo com o especialista, é o acesso a serviços 24 horas/7 dias, especialmente benéfico para empresas que operam em diferentes fusos horários ou têm clientes internacionais.
“A disponibilidade constante dos serviços bancários permite que as empresas realizem transações a qualquer momento, proporcionando conveniência e agilidade nas operações financeiras”.
Maschio aponta ainda que a segurança nas transações também foi aprimorada com a tecnologia bancária, uma vez que neobanks investem em soluções avançadas de criptografia, autenticação em duas etapas e monitoramento em tempo real para proteger os dados sensíveis das PMEs.
“Essas medidas aumentam a confiança das empresas em realizar transações online, evitando fraudes e minimizando os riscos de ataques cibernéticos”.
Para ele, o avanço da tecnologia bancária para PMEs está alinhado com o conceito de open finance, que permite que clientes compartilhem informações financeiras com diferentes instituições, ampliando a concorrência do setor e proporcionando uma maior oferta de serviços personalizados.
“É uma oportunidade para que empresas como a Qesh desenvolvam soluções financeiras mais escaláveis, flexíveis e adaptáveis ao modelo de negócio e suas necessidades específicas”, acrescenta Maschio.
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