Últimas notícias

Fique informado

NeoID já pode ser utilizado na Junta Comercial de Minas Gerais

18 de dezembro de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Certificado digital em nuvem do Serpro, NeoID, permite abertura, alteração e fechamento de empresas no estado de forma muito mais ágil, prática e segura

O processo de abertura, alteração e baixa de empresas no estado de Minas Gerais agora ficou muito mais prático, ágil e seguro com o NeoID, certificado digital em nuvem do Serpro. Os empresários que possuem um NeoID do tipo e-CNPJ A3 já podem assinar documentos da Junta Comercial mineira (JUCEMG) diretamente pelo celular, tablet ou pelo computador, por meio do assinador digital.

O estado mineiro é o décimo terceiro a aderir à certificação digital do Serpro, junto com Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Piauí, Sergipe, Goiás e Espírito Santo.

Henrique Petrocchi – Diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da JUCEMG

O diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da JUCEMG, Henrique Petrocchi, destaca as facilidades proporcionadas com a utilização do NeoID. “Esta integração com o Serpro vai possibilitar a ampliação do serviço de assinaturas em nuvem pelo sistema da Junta. Da mesma forma que as outras certificadoras, o NeoID vai permitir aos nossos usuários maior facilidade e mais uma opção no acesso aos serviços da JUCEMG”, afirma o diretor.

O gestor do NeoID no Serpro, Thiago Piculo, destaca algumas vantagens da solução. “Em sistemas integrados, como o da Junta de Minas Gerais, o uso do NeoID dispensa driver, plugin, token, smartcard e porta USB dos computadores. Por estar na nuvem Serpro, é permitido o uso em múltiplos dispositivos e plataformas, inclusive ao mesmo tempo. Além disso, oferece segurança e garantia adicional, pois o certificado NeoID jamais será perdido, danificado ou roubado”, ressalta Thiago. 

Vantagens

Os benefícios para quem possui o certificado digital em nuvem são muitos. Além da segurança e da praticidade, o NeoID possibilita visualizar o histórico completo de uso, permitindo rastrear todos os acessos feitos com o certificado; tem validade de três anos; e oferece validação por videoconferência.

Como assinar documentos digitais com NeoID

Para assinar documentos digitais (PDF) com NeoID em seu computador, use o Assinador Digital, disponibilizado gratuitamente. Para o correto funcionamento do Assinador Serpro com NeoID, é necessário ter o NeoID Desktop instalado em seu computador e pareado com o app NeoID. Confira o tutorial online do Assinador Serpro.

Onde utilizar o certificado digital em nuvem

  • Assinatura de documentos digitais (PDF)
  • Assinatura de contratos, procurações e declarações, mantendo a validade jurídica
  • Emissão de notas fiscais
  • e-Social
  • Receita Federal em seus diversos sistemas (e-CAC, IRPF)
  • Portal e-CAC
  • Serviços do Governo Federal: sites integrados ao gov.br
  • INSS
  • Em treze juntas Comerciais de vários estados do país (Minas Gerais, Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Piauí, Sergipe, Goiás e Espírito Santo).

Fonte: Serpro

Soluti atinge 5 milhões de Assinaturas Digitais. Ouça

Documento digital x documento físico: saiba as diferenças! Ouça

Case de sucesso: AR do interior de Minas Gerais quase triplica tamanho em 1 ano. Ouça

Hospitais Universitários adotam o NeoID

Reconhecimento facial agrega segurança aos processos de identificação inseridos na LGPD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe os melhores conteúdos sobre segurança da informação aqui!

    Área de atuação*

    Nível de experiência*