Últimas notícias

Fique informado

Normativa estende prazo para Instituições de Ensino Superior implementarem versão 1.05 do Diploma Digital

29 de maio de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Nova data limite para as instituições cumprirem as normas da portaria do MEC estabelece adequações até o dia 17 de julho

O MEC publicou nova instrução normativa que estende até o dia 17 de julho de 2023 o prazo para que as Instituições de Ensino Superior (IES) ajustem os sistemas de suas unidades para emitir Diplomas Digitais com a versão 1.05.

A normativa altera a Instrução Normativa de 14 de outubro de 2022, e amplia o prazo de adequação para emissão de Diplomas Digitais para 360 (trezentos e sessenta) dias. 

Vale relembrar que a proposta de trabalho com Diploma Digital foi lançada em dezembro de 2019, como uma iniciativa de trabalho conjunto da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) com a Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, foi feito um projeto-piloto que concluiu que o certificado físico custava R$ 390,26 enquanto a versão digital, na época, custava R$ 85,15. 

Para explicar um pouco sobre as vantagens de usar Diploma Digital, convidamos o especialista no tema, Roger Schardong, que é Gerente de Operações na AVMB – empresa fornecedora do Asten Diploma Digital.

A suíte de soluções Asten oferece ainda ferramentas de assinatura eletrônica em todos os níveis de segurança e tecnologia para preservação permanente de documentos através de repositório digital confiável (RDC-Arq).

“O Diploma Digital reduz custos para instituições de ensino superior e oferece muito mais segurança e transparência. Também agrega um grande valor a instituição permitindo um diplomado ter seu documento disponível em horas ou poucos dias. O arquivamento e o acesso desses arquivos são facilitados; a consulta do aluno é mais simples, diretamente pelo portal do aluno; o processo de geração dos diplomas é mais rápido, a assinatura é mais segura; os processos são otimizados e ágeis, com mais segurança, modernidade e menor risco de fraude”, enfatiza o executivo.

“Nossa ferramenta emite diplomas na versão mais recente aprovada pelo MEC, estando 100% de acordo com todas as exigências e prazos, executando validações que vão além das exigências legais e validando também domínios de dados e outras estruturas agregando muito mais segurança e integridade ao processo.” explica Roger Schardong, contando que a empresa atende grandes instituições, tais como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Senac São Paulo. Elas já emitem diplomas na versão 1.05 implementada desde o ano passado. 

Sobre a AVMB

Fundada em 2010, a AVMB é uma fornecedora brasileira de sistemas de gestão (ERPs) para instituições públicas de ensino e administração pública municipal.

É licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para comercialização e atualização do sistema SIE (Sistema de Informações para o Ensino), que, junto com o sistema SIM (Sistema de Informações Municipais), compõe a linha de ERPs oferecidos pela empresa.

Em 2015 a empresa lançou a linha Asten – suíte de soluções integradas para gestão de processos corporativos que utiliza tecnologias inovadoras para orquestrar fluxos de informação de maneira rápida e fácil.

Atualmente, dentre os clientes da empresa no setor privado estão empresas como Unimeds, Senacs, OABs, Unicred, Melnick e Arcadia, Asper, além de provedoras de serviços de telecomunicações, como Proxxima. No setor público, atende o Congresso Nacional, as Prefeituras de Campinas (SP), Anápolis (GO), Santa Maria (RS) e Pelotas (RS), instituições de ensino como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (UFCSPA).

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção

O cibercrime no setor de educação

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!