Menu

Últimas notícias

Fique informado

O agronegócio tem o dever de adotar soluções digitais

24/09/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Lavoura high tech: a importância da tecnologia no Agronegócio

A recuperação econômica e a transformação digital é a resposta aos grandes desafios atuais do agronegócio

12/12/2017

Certificado Digital no Agronegócio

A Certificação Digital é um meio seguro para garantir a

24/11/2014

Não é de hoje que o setor vem se reinventando com soluões digitais: expressões como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e softwares já fazem parte da rotina de quem atua no campo

Por Rafael Dal Molin

Rafael Dal Molin – Diretor da Elevor

Um dos maiores desafios dos produtores rurais do Brasil é encontrar uma forma de produzir mais com menos recursos naturais e financeiros, a fim de suprir a demanda mundial de alimentos.

Somado a isso, encontra-se outra questão: fazer fechar a conta conectividade, gestão de dados e economia.

A agricultura digital, também chamada de agricultura 4.0, tem automatizado processos, tornado o negócio cada vez mais competitivo e impulsionado o surgimento de startups com soluções digitais que além de trazerem praticidade e eficiência, otimizam os resultados.

Para modelo de comparação, em janeiro de 2020 existiam 322 AgTechs no país. Em setembro, o número saltou para 338, de acordo com a StartupBase, base de dados do ecossistema de startups elaborado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Levando em consideração que produtores e pecuaristas precisam estar preparados para lidar com fatores externos que não podem ser controlados, como as variáveis de clima, mercado e valores de insumos, as ferramentas têm ajudado a mitigar falhas e descuidos, uma vez que permitem que os gestores visualizem as propriedades à distância, controlem em tempo real o processo produtivo e tomem decisões mais assertivas, principalmente durante as crises.

Tecnologias voltadas para a gestão do agronegócio servem sim para automatizar processos, mas mais que isso: elas são indispensáveis para quem tem a intenção de organizar o empreendimento e transformar informações em conhecimentos seguros.

Alguns softwares, por exemplo, dão clareza sobre os processos e recursos da empresa, porém também disponibilizam dados fiscais, tributários, contábeis, de controladoria e de todos os departamentos de uma firma.

Reduzir o trabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas é o grande objetivo das organizações que trabalham exclusivamente com inovações no agronegócio.

E para que as startups continuem ganhando escalabilidade, fundos de investimentos têm olhado com atenção para o segmento, com o objetivo de transformar pequenos negócios em companhias grandes e de alto impacto. O futuro do agronegócio já começou e é preciso estar atento às tendências.

Acredito que bons resultados no agro vêm da combinação de três fatores: pessoas, procedimentos e soluções digitais. Vejo que da mesma forma que é importante o investimento em ferramentas, é fundamental a qualificação da mão de obra para que as pessoas aprimorem o uso das tecnologias que já existem e das que estão vindo por aí. Isso agrega valor positivo ao empreendimento e potencializa o trabalho da equipe.

Tabelionatos de Notas contribuem para celeridade no Agronegócio

ICP-Brasil marca presença na feira de agronegócios no Paraná

Valid compra Agritech e Inicia oferta de Soluções Digitais para o Agronegócio

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019  
Pular para a barra de ferramentas