Últimas notícias

Fique informado

O aplicativo do ID Estudantil e para onde vão os dados

19/11/2019

No processo de modernização da documentação eletrônica nacional, o MEC  criou o aplicativo ID Estudantil para facilitar a vida de estudantes

Faltam apenas 18 dias para o app do ID Estudantil ser lançado! Uma medida provisória assinada no dia 6 de setembro pelo presidente Jair Bolsonaro, permitiu a criação de mais uma tecnologia afim de digitalizar e facilitar a documentação dos brasileiros. E a vez é dos estudantes que, por via de aplicativos, poderão comprovar sua situação, além de pedir a carteirinha física e pagar meia-entrada em shows, eventos e cinema.

A medida provisória de Nº895 vale para todos os estudantes da educação básica, profissional, tecnológica e superior e é totalmente de graça. O ID Estudantil teve sua plataforma criada pelo MEC e faz a contagem regressiva para o lançamento do aplicativo. Tudo isso foi pensando em cima da ideia de que atualmente 126,3 milhões de brasileiros estão conectados a internet e 97% dessas pessoas tem o celular como dispositivo de acesso a internet, segundo pesquisa TIC Domicílios de 2018.

O aplicativo estará disponível para as plataformas IOS e Android. A partir dai é só fazer cadastro com os dados, escolher a instituição de ensino que o estudante faz parte e todas essas informações serão cruzadas com a base de dados do governo.

E para aqueles estudantes que não possuem smartphone se tem a possibilidade de solicitar a carteirinha pelo portal ou ir até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima.

O MEC, e o Inep como custodiante, criou esse banco de dados para receber todas as informações dos alunos. É Sistema Educacional Brasileiro (SEB), para a coleta de dados como nome, endereço e número de CPF e assim os armazena com A segurança necessária. E alguns alertas foram feitos recentemente. Para que não se baixassem apps similares ao ID Educacional, pois se tratam de aplicativos falsos e estratégias para o roubo de dados, conhecido como phishing.

Para saber mais sobre o ID Educacional e acompanhar o lançamento do app, acesse o portal.

Governo Federal lança carteira estudantil digital e gratuita

Recall e aviso de vencimento agora na Carteira Digital de Trânsito

Documentação para Conectividade Social

Ataques de phishing são o maior risco para a segurança de dados de 96% das organizações

CIE | Carteira de estudante terá QR Code para acessar o Certificado de Atributo