Últimas notícias

Fique informado
O papel da Inteligência Artificial na automatização da gestão de despesas corporativas

O papel da Inteligência Artificial na automatização da gestão de despesas corporativas

24 de julho de 2023

70% das empresas brasileiras planejam investir mais em IA até o final deste ano, segundo informações fornecidas pela “Pesquisa Agenda 2023”

Por Thiago Campaz

Thiago Campaz, CEO e co-fundador do VExpenses

Já parou para refletir sobre como a Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo? A adoção de ferramentas de chatbots, assistentes virtuais e mecanismos de segurança são só alguns exemplos dessas aplicações para o meio empresarial.

Não é à toa que 70% das empresas brasileiras planejam investir mais em IA até o final deste ano, segundo informações fornecidas pela “Pesquisa Agenda 2023”, conduzida pela Deloitte, líder global em auditoria. Em outras palavras, os executivos de todo o país já entenderam a importância de adotar a tecnologia em seus processos

Levando esses dados em consideração, os profissionais de finanças podem se questionar: a IA é capaz de atuar dentro do setor financeiro? A resposta é simples. Não só é capaz, como ela já está atuando dentro do segmento há algum tempo. Podemos citar casos de companhias que oferecem soluções inovadoras a fim de otimizar a gestão de despesas corporativas.

Basicamente, elas dispõem de ferramentas com funcionalidades que utilizam a Inteligência Artificial para identificar possíveis irregularidades que podem ocorrer durante o processo de checagem de informações.

Nesse sentido, caso um colaborador envie um comprovante de pagamento duplicado ou que inclua itens proibidos por políticas das instituições como bebidas alcoólicas, por exemplo, a plataforma irá “barrar” o reembolso e notificar o setor responsável.

Além disso, a tecnologia é capaz de ajudar a reduzir custos, uma vez que ela consegue otimizar processos operacionais e designar equipes para outras atividades que sejam mais estratégicas.

E, claro, ela também tem um papel primordial para as atividades de gestores de todas as áreas, já que com a IA eles conseguem olhar para a organização como um todo, avaliar se tudo está andando conforme o esperado e recalcular a rota caso seja necessário.

Diante de todos esses pontos, podemos concluir que a Inteligência Artificial é a chave para muitas corporações crescerem de forma saudável e significativa dentro do seu setor.

Afinal, se a parte financeira vai mal, uma organização perde não só o seu prestígio com funcionários, como também a participação no mercado de atuação.

Se você quer se destacar diante da concorrência, que tal se aliar às companhias que oferecem plataformas de gestão de despesas internas? Ao utilizá-las, com certeza sua empresa estará um passo à frente da concorrência. Pense nisso!

Empresas devem investir em capacitação para desenvolver inovações em Inteligência Artificial

Inteligência Artificial e Big Data: essenciais na geração de valor para empresas

A revolução no mercado de trabalho gerada pela inteligência artificial

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

CATEGORIAS

Destaques IA Mercado