Menu

Últimas notícias

Fique informado

O papel da tecnologia em nuvem em tempos de crise econômica

25/09/2020

Para alcançar os objetivos, a tecnologia em nuvem tem sido uma boa alternativa para os empresários e gestores

Por Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon –  CEO da SGA Tecnologia Inteligente

Devido a pandemia do novo coronavírus, o país vive um período de instabilidade e muitas empresas tiveram que rever seus orçamentos, diminuir gastos e readequar processos para continuar operando.

Tudo isso sem perder a qualidade dos trabalhos e principalmente tentando ganhar escala e manter a produtividade dos seus colaboradores, mesmo com o distanciamento social.

Para alcançar esses objetivos, a tecnologia em nuvem tem sido uma boa alternativa para os empresários e gestores. Ao aplicá-la nos departamentos, é possível obter maior produtividade, eficiência operacional, redução de custos e riscos, ganhar agilidade, escalabilidade, segurança e melhor tempo de resposta entre as operações.  Diante de todas essas vantagens, podemos dizer que o mercado em nuvem é muito promissor.  

De acordo com a Associação das Empresas de Software (ABES), os serviços de cloud computing, (computação em nuvem) estão expandindo no Brasil. Somente em 2020, o setor alcançará o marco de US$ 2,3 bilhões, e até 2022, a expectativa é que haja um crescimento de 35%.

Outro estudo feito pela IDC, empresa líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações mostra que mais de 90% das corporações do mundo deverão usar diversos serviços de nuvem neste ano.

Para que as instituições tenham sucesso na implementação dessa ferramenta é preciso definir o objetivo para cada projeto. Neste caso, é importante realizar um diagnóstico completo sobre o atual momento da empresa e ter conhecimento sobre sua real necessidade para que sejam aplicadas as tecnologias corretas, uma vez que a arquitetura e a sustentação do sistema são fundamentais para garantir os melhores resultados, imprescindível em tempos de crise econômica.

Além desses pontos citados acima, ter um profissional de TI como agente condutor durante a execução torna-se indispensável, uma vez que ele possui todo o conhecimento capaz de entender com precisão a necessidade de cada empresa e desenvolver a solução adequada.

Vale lembrar que tudo isso envolve uma questão que vem sendo muito discutida pelo mercado, que é a proteção dos dados. Como as empresas conseguem garantir que as informações dos seus clientes estarão seguras? É simples.

A segurança em nuvem está inserida nos pilares de conformidade, privacidade e confidencialidade, mas é sempre importante verificar quais certificações os provedores de nuvem possuem e como são auditados.

Diante desses insights, posso concluir que a área de TI é capaz de transformar todos os setores de um negócio, tornando-os mais ágeis, dinâmicos e digitais. E, com certeza, a tecnologia em nuvem terá um papel ímpar nesse processo, ajudando a melhorar os resultados para as corporações e trazer mais ganhos financeiros. 

O impacto da computação quântica e dados em nuvem segundo Relatório de Ameaças de Dados da Thales de 2020. Ouça

Mais de 80% das empresas na América Latina priorizam a cibersegurança de sistema digital, diz estudo

Receita mundial de nuvem pública deve crescer 6,3% em 2020

Aqui você encontra uma coluna sobre computação em nuvem e muito mais, só conferir!

  Explore outros artigos!

Pular para a barra de ferramentas