O primeiro vírus na história da computação foi o Creeper, em homenagem ao vilão do desenho animado Scooby Doo
Vírus de computador são pequenos programas ou partes de código que infectam outros computadores, sem seu consentimento ou conhecimento, por parte do usuário, de sua infiltração.
Alguns são irritantes, causando pequenos transtornos, outros são destrutíveis, designados a gerar danos irreversíveis ao computador da vítima.
O primeiro vírus na história da computação foi o Creeper, em homenagem ao vilão do desenho animado Scooby Doo.
Criado em 1971, pelo programador da BNN Bob Thomas, com intuito de colocar em prática a teoria desenvolvida pelo matemático John Von Neumann em seu livro Teoria Automata da Auto Reprodução.
Embora ele infecta-se os computadores da IBM Series 360 com o seguinte mensagem: “I,M THE CREEPER: CATCH ME IF YOU CAN” (Eu sou o Creeper, pegue-me se for capaz), não representava nenhum dano aos computadores da época.
Dois anos após a invenção do Creeper, Ray Tomlinson, colega de Bob, recebeu a tarefa para se livrar desse novo programa enigmático, foi então que Ray batizou sua primeira invenção de Reaper. O primeiro antivírus na história da computação.
Essa incessante batalha entre busca por novos vírus e antivírus para remediar seus estragos cometidos reverberam até o dias de hoje.
Por um lado, cibercriminosos sofisticam e inovam com novos malwares, por outro lado, empresas, especialistas e pesquisadores trabalham, assiduamente, para desenvolver novas estratégias e programas para combater essa praga.
Espero que essa introdução básica, neste ID Flash, sobre a definição de vírus, tenha despertado certo interesse ou curiosidade sobre este tema tão relevante.
Caso tenha dúvidas sobre essa pauta, não deixe de conferir em nosso portal dicas de distintos âmbitos da segurança e identificação digital no universo da criptografia.
Cibersegurança: Informação com Responsabilidade
No Crypto ID, não publicamos qualquer notícia. Seguimos um planejamento editorial estratégico, com curadoria técnica e foco em análise, contexto e credibilidade.
Nosso compromisso é com a informação que orienta, por isso, buscamos entender o que cada incidente realmente significa. Porque em cibersegurança, mais do que manchetes, o que protege é o conhecimento.
Obrigado pela leitura.
Conheça a coluna Cibersegurança e divulgue!

O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

A força invisível que constrói reputações
Em um cenário digital saturado, a reputação se constrói com conteúdo inteligente e estratégico. O Crypto ID, desde 2014, oferece essa plataforma de profundidade em tecnologia, segurança e regulação, diferenciando-se pelo foco na análise e no aprendizado, não no sensacionalismo. Marcas que buscam autoridade duradoura encontram aqui um público qualificado e engajado, ávido por conhecimento.
Para empresas visionárias, o Crypto ID representa a oportunidade de construir uma presença inteligente e respeitada. Nossa linha editorial independente e nosso compromisso com conteúdo relevante e atemporal solidificam a reputação de nossos parceiros. Junte-se a nós e posicione sua marca onde a informação tem valor e gera confiança. Fale com a gente! [contato@cryptoid.com.br]