Se antes a transformação digital era um plano para três ou cinco anos, a pandemia de coronavírus acelerou os processos de digitalização do setor imobiliário
Por Leonardo Paz
Com o isolamento social, boa parte delas recorreu à tecnologia para driblar a crise e atenuar a queda de receita.
Embora o segmento tenha um perfil mais conservador, várias empresas tiveram que mudar o mindset para criar alternativas de comunicação com o cliente. Com a quarentena, as visitas aos empreendimentos foram reduzidas.
Em alguns condomínios, elas chegaram a ser proibidas por um certo período.
Neste cenário, os corretores precisaram recorrer a algumas ferramentas para manter o interesse daqueles que buscam imóveis para compra ou aluguel.
Se entre a primeira e a quarta semana de março houve uma queda de buscas em função do medo e das incertezas trazidas pela Covid-19, o que se observa é que em abril os números começaram a subir novamente.
Segundo levantamento realizado pelo Imovelweb, o número de buscas por imóveis na primeira semana de abril é 19% maior em relação à quarta semana de março. Se compararmos a primeira semana de abril com a primeira de março, as visitas tiveram um incremento de 13%.
Para manter o ritmo de negócios no setor, a tecnologia assumiu um papel importante no relacionamento com o cliente. Muitas plataformas de videoconferência passaram a ser utilizadas em reuniões e visitas on-line aos empreendimentos.
É tempo de aprender com as dificuldades, de entender que podemos aproveitar os recursos disponíveis e desmistificar a transformação digital, que, muito mais do que tecnologia, envolve a mudança de comportamento.
Hoje em dia, a realidade virtual e os vídeos 360° são maneiras incríveis de conhecer os espaços. Com essas ferramentas é possível avaliar o imóvel por diversos ângulos, como se realmente estivesse dentro dele.
A crise gera novas oportunidades e mostra que as vendas também podem acontecer no ambiente virtual, desde que haja confiança e credibilidade entre as partes.
Muitas negociações são feitas de maneira 100% digital, a partir da tríade tecnologia, transparência e boas informações.
Muitos corretores perceberam que o prejuízo poderia ser ainda maior se não investisse em soluções digitais para manter todas as fases que contemplam a locação ou venda de um imóvel: apresentação do espaço, agora de maneira virtual, retorno rápido pelo WhatsApp, flexibilidade para ouvir o cliente, controle e rastreamento de todo o processo.
Mesmo que alguns projetos sejam postergados em função da crise, acreditamos que existe um grande potencial para retomada dos investimentos nos próximos meses.
Além de ser um investimento seguro – muitas pessoas estão migrando do mercado de ações para o imobiliário -, o cenário atual conta com quatro fatores que podem favorecer a compra de um imóvel: taxas de juros baixas, estabilização de preços, redução de estoques e novas soluções de crédito.
Sabemos que o momento exige cautela, mas podemos aproveitar a situação imposta pela pandemia para sermos mais criativos, utilizando a distância a nosso favor, com o aval da tecnologia.
A tendência é que a digitalização, mesmo que tenha sido acelerada pela Covid-19, ganhe novos contornos com a implementação de assinaturas digitais, contratos inteligentes, Blockchain, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.
A transformação no setor imobiliário abre novas possibilidades para geração de valor no relacionamento com o cliente. Se antes era um projeto futuro, a inovação assume um papel de destaque para liderar as mudanças que farão parte da “nova realidade” do segmento: mais interativa, dinâmica e digital.
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