Confira onde você pode acompanhar a live sobre as assinaturas digitais que contou com a presença de Edmar Araújo, presidente executivo da AARB
Em uma sociedade cada vez mais inserida no mundo digital, assinar documentos de maneira eletrônica se tornou um processo imprescindível para pessoas e empresas independente do porte ou setor.
Os processos brasileiros, o relacionamento do cidadão com os poderes públicos e a prestação de contas das empresas precisam ser modernas e digitalizadas. Mas você sabe quais são as diferenças e impactos entre assinaturas qualificadas e avançadas?
Para debater sobre a importância da assinatura qualificada, nos padrões ICP-Brasil, única que pode assegurar garantias técnicas, segurança e validade jurídica, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, recebeu a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino, o diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Egon Schaden Júnior, e o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araújo.
A live aconteceu no dia 02 de março e foi transmitida pelo Canal da Fenacon no YouTube. Não conseguiu assistir? Ainda tem tempo. Aperte o play e assista.
De acordo com artigo publicado anteriormente, a Lei 14.063/2020 reconhece três tipos de assinaturas. A assinatura simples e outros dois tipos que utilizam a tecnologia da certificação digital: assinaturas avançada e qualificada.
Existem diferenças significantes entre esses dois tipos de assinaturas digitais e o trabalho conjunto para fazer com que o legislativo e o executivo entendessem essa diferença normativa e técnica foi determinante para a distinção entre a aplicação dos atos válidos com os dois tipos de assinaturas digitais.
Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas
Assinaturas digitais no Brasil e o novo marco legal
Fonte: AARB
Sobre a AARB
Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.
Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Graças a sua atuação, as AR possuem melhores condições para alcançar objetivos do que teriam se atuassem de forma isolada.
Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.
Confira outros artigos da AARB aqui!
Imersão ICP-Brasil: Curso ministrado por Edmar Araújo para ARs. Garanta sua inscrição!
O PL 317/21 e o vazamento de dados no Brasil: combinação perfeita para o estelionato virtual.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!